Embora pouco discutido principalmente pelos gestores públicos, a defesa planetária é um assunto muito sério. Trata-se de um conjunto de ações que visam proteger a Terra, por exemplo, do impacto de um grande asteroide, seja para evitar que ele ocorra, seja para minimizar os danos provocados.
NASA desviou asteroide
Merece destaque, nesse sentido, a missão DART (sigla em inglês para Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo), da NASA, que conseguiu desviar a órbita de uma rocha espacial com sucesso em setembro de 2022. O alvo em questão não representava qualquer ameaça à Terra, servindo apenas como “cobaia” no experimento, que demonstrou a capacidade da agência de atuar em uma situação de risco real.
Além disso, anualmente, no dia 30 de junho, a comunidade astronômica celebra o Asteroid Day (Dia Internacional do Asteroide). A data foi sancionada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como marco de conscientização pública sobre o papel desses objetos na formação do Sistema Solar, seu impacto nos recursos espaciais e a importância de defender nosso planeta de possíveis colisões futuras.
Para saber mais sobre defesa planetária (em especial a missão DART) e o Asteroid Day, acompanhe o Programa Olhar Espacial desta sexta-feira (29), que recebe o astrônomo amador Cristóvão Jacques, sócio fundador do Observatório SONEAR-Wykrota-CEAMIG, na cidade de Caeté (MG), e dono do canal AstroNEOS, no YouTube.
Durante o programa, Jacques vai tentar transmitir ao vivo imagens da rocha espacial 2024 MK, que está passando relativamente próximo à Terra – em proporções astronômicas. Imperdível!
Como assistir ao Programa Olhar Espacial
Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros – BRAMON e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter (X), LinkedIn e TikTok, além do canal por assinatura Markket (611-Vivo, 56 -Sky e 692-ClaroTV).