Quem acompanha o Olhar Digital sabe que a Tesla não vende seus carros no Brasil. E isso ocorre por uma série de motivos, que eu vou listar mais pra frente neste texto.
O foco agora é a Cybertruck que acabou de chegar em nosso país. Como a Tesla não faz vendas oficiais por aqui, o modelo desembarcou via importadora independente. E, sim, custou o olho da cara.
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Nos Estados Unidos, a versão de ponta da picape elétrica sai por cerca de US$ 100 mil. Fazendo a conversão direta, estamos falando em mais de R$ 500 mil. Coloque na conta os custos de transporte, o lucro da importadora e os altos impostos brasileiros. Estamos falando em algo na casa de R$ 1,4 milhão.
Ou seja, o proprietário tem que ter muita grana.
Quem é o dono do veículo?
- Como mostramos aqui no Olhar Digital, a primeira Cybertruck chegou ao Brasil em maio.
- O carro desembarcou em Balneário Camboriú (SC) pelas mãos da Miami Imports.
- À época, porém, ninguém ficou sabendo quem era o proprietário.
- Eis que agora ele se manifestou.
- Trata-se de um funkeiro e empresário Danielzinho Grau.
- Ele postou recentemente um vídeo nas redes sociais circulando com seu carro futurista pelas ruas do Morro do Macaco, que fica em Cotia, na Grande São Paulo.
- Em outro vídeo, o artista apresenta sua nova aquisição.
- Ele já emplacou alguns sucessos e tem mais de 1,6 milhão de seguidores no Instagram.
- Vi também em alguns posts que ele faz um trabalho social bacana na comunidade.
Detalhes do veículo
O veículo comprado pelo funkeiro é a versão Cyberbeast, ou seja, a versão de ponta da Tesla. Existem ainda as opções convencional (batizada de Foundation Series) e uma versão de entrada, AWD, que estreia ano que vem nos EUA.
A Cyberbeast conta com autonomia de até 547 km e pode chegar aos 100 km/h em 2,6 segundos. A velocidade máxima é de 209 km/h.
O conjunto elétrico desenvolve 857 cv de potência e 1.423 kgfm de torque. A tração é 4×4.
Nas dimensões, o veículo apresenta impressionantes 5,68 metros de comprimento, 2,41 metros de largura e 1,79 metros de altura, além de 3,44 metros de entre-eixos.
Outro destaque do carro é sua carroceria de liga de aço inox, resistente a balas de até 9 mm.
Por que a Tesla não vende no Brasil?
Como prometido, elenco agora alguns dos motivos que afastam a empresa Elon Musk do nosso mercado.
1) A começar pela nossa elevada carga de impostos. Mesmo com a isenção para importação de veículos elétricos, os tributos daqui muitas vezes quase dobram o valor original, o que assusta (e com razão) várias empresas.
2) Além disso, a Tesla é uma fabricante de carros elétricos e o brasileiro no geral ainda não tem essa cultura do carro movido a bateria. Talvez mude no futuro, mas hoje a maioria das pessoas ainda não confia 100% em modelos do tipo.
3) Ainda no quesito estrutural dos elétricos, o Brasil não possui uma rede de postos de carregamento. Ou seja, para vender carros por aqui, a Tesla precisaria investir na instalação desses pontos.
4) A empresa também não possui nenhuma fábrica por aqui, o que facilitaria e baratearia o valor dos carros.
5) Agora, mesmo se tivesse, vendê-los não seria tão fácil. A Tesla não trabalha com concessionárias, que é o modelo adotado por nós. Ou seja, sem intermediários, somente o cliente e a marca diretamente. Eu não saberia nem por onde começar…