Sete clubes brasileiros ainda sonham com o título da Libertadores 2024. Nesta terça-feira (20), começam os jogos de volta das oitavas de final.
Nesta fase da competição, a temida disputa de pênaltis pode aparecer para decidir os confrontos que terminarem empatados no placar agregado, já que a regra do gol qualificado (fora de casa), foi abolida em 2022.
Alguns times do Brasil têm um longo histórico em definição de vaga nas penalidades. Entre os 16 finalistas da Libertadores, o Palmeiras é o líder do quesito, com 12 confrontos, seguido do River Plate com nove, e do São Paulo com sete.
Apesar de ter perdido oito das últimas dez disputas de pênaltis, o Palmeiras é o time que mais venceu confrontos desta forma na história da Libertadores. Em 12 duelos, o Verdão levou a melhor em oito.
O São Paulo é o segundo time brasileiro que mais se deu bem na marca da cal. Em sete decisões, o Tricolor ganhou cinco, com um aproveitamento maior do que o rival, 71%.
O Grêmio, adversário do Fluminense nas oitavas de final, fecha o Top-3 do Brasil com seis disputas de pênaltis e quatro vitórias.
🔥⚽️ Vem disputa de pênalti? O histórico dos 1⃣6⃣ clubes na CONMEBOL #Libertadores.
😱 Drama pela #GloriaEterna! pic.twitter.com/i5rqQ2uAOW
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) August 19, 2024
Penãrol 4 x 0 The Strongest
Grêmio 2 x 1 Fluminense
San Lorenzo 1 x 1 Atlético-MG
Botafogo 2 x 1 Palmeiras
Nacional 0 x 0 São Paulo
Flamengo 2 x 0 Bolívar
Talleres 0 x 1 River Plate
Colo-Colo 1 x 0 Junior Barranquilla