O lateral-direito Vanderson, que está suspenso nas Eliminatórias da Copa por cartão amarelo, foi cortado nesta sexta-feira (15) da Seleção Brasileira para a partida contra o Uruguai, na próxima terça-feira (19). Dodô, da Fiorentina-ITA, foi chamado para substituí-lo.
O jogador de 25 anos foi revelado pelo Coritiba e foi convocado para a equipe principal do Brasil pela primeira vez. Domilson Cordeiro dos Santos é de Taubaté, interior de São Paulo, e construiu a carreira fora fora do país.
Dodo iniciou nas categorias de base do Coxa em 2015 e, em 2016, subiu para a equipe principal aos 17 anos de idade, promovido pelo então técnico Gilson Kleina. No ano seguinte, foi campeão paranaense com a equipe. Em 2018, o atleta foi transferido para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, por 2 milhões de euros (R$ 7,7 milhões à época).
O lateral ficou apenas sete meses no clube, mas conquistou o Campeonato Ucraniano e a Copa da Ucrânia daquela temporada. No final de julho daquele ano, foi emprestado para a Fiorentina, da Itália. O primeiro gol como profissional saiu três meses depois, em dezembro.
Em 2019, voltou à Ucrânia, equipe pela qual jogou a Champions League sob o comando do treinador italiano Roberto De Zerbi e conquistou mais um campeonato nacional, além da Supercopa da Ucrânia.
Dodô já defendeu as categorias de base da Seleção Brasileira. Atuou Copa do Mundo Sub-17 de 2015, no Campeonato Sul-Americano Sub-20 de 2017. Em 2019, foi convocado para alguns amistosos e para o Torneio Pré-Olímpico.
Em 2022, foi vendido em definitivo para a Fiorentina por 14,5 milhões de euros (cerca de R$ 78 milhões à época). Atualmente é o titular da equipe, tem 16 jogos na atual temporada e não fez gol nem deu assistência. A Fiorentina é a tereira colocada na Serie A, com 25 pontos, empatada com Atalanta, Inter de Milão e Lazio.
Coritiba
Shakhtar Donetsk