O atacante Lamine Yamal, joia do Barcelona, está sendo um dos destaques da seleção da Espanha nesta Eurocopa. O atleta se tornou o jogador mais jovem da história a disputar uma Eurocopa.
Yamal tem 16 anos de idade e superou o polonês Kacper Kozlowski, que participou do torneio com 17 anos e 246 dias.
O jovem foi revelado pelas categorias de base do Barcelona e completará 17 anos no dia 13 de julho, um dia antes da final da Eurocopa. Na última temporada pelo clube catalão, foram 50 jogos, sete gols e sete assistências.
Após dividir o tempo entre treinos de futebol e estudos, o jogador foi aprovado na última semana no quarto ano do ensino secundário espanhol, o que significa que ele já se formou no ensino médio e terminou a escola.
A seleção da Espanha pode ser multada em até 30 mil euros (mais de R$ 170 mil) pelo fato de o jovem de 16 anos estar “trabalhando até tarde da noite”.
Na Alemanha, há uma lei de proteção à juventude que proíbe menores de idade de trabalhar após às 20h. No caso de atletas, a liberação vai até às 23h (sempre no horário local).
O atleta participou de todos os quatro jogos da Espanha na Eurocopa até aqui, três como titular e em um deles saiu do banco de reservas para entrar em campo.