O Brasil está fora da disputa do futebol masculino das Olimpíadas de 2024, em Paris. É a quinta vez que a Seleção Brasileira não participa do evento esportivo. A última ausência ocorreu em Atenas, 2004.
Conquistar o ouro olímpico não garante vaga automática na edição seguinte. Portanto, apesar de vencer em Tóquio, em 2020, o Brasil ainda precisava se classificar para Paris 2024. Não o fez.
Brasil decepcionou no pré-olímpico
A eliminação veio depois de um desempenho decepcionante no pré-olímpico masculino de fevereiro de 2024. A seleção precisava passar da primeira fase e ficar entre os dois melhores da fase final.
Depois de liderar o Grupo A, o Brasil enfrentou Argentina, Paraguai e Venezuela na fase decisiva. Terminou em terceiro lugar, com três pontos, e acabou eliminado ao perder para a Argentina, em 11 de fevereiro, no Estádio Nacional Brigido Duarte, em Caracas.
O elenco que perdeu a vaga nas Olimpíadas 2024
Comandada por Ramon Menezes, a equipe contava com jogadores como Endrick, John Kennedy e Andrey Santos. Badalada, a seleção perdeu a vaga para adversários menos midiáticos.
Argentina e Paraguai representarão a América do Sul nos Jogos Olímpicos. Os hermanos terminaram o pré-olímpico em segundo lugar, com cinco pontos, enquanto o Paraguai liderou, com sete pontos.
À época, os jogadores convocados foram os seguintes:
- Goleiros: Mycael (Athletico-PR), Kaique (Palmeiras) e Matheus Donelli (Corinthians);
- Laterais: Matheus Dias (Internacional), Kaiki Bruno (Cruzeiro), Khellven (CSKA) e Rikelme (Cuiabá);
- Zagueiros: Ronald (Grêmio), Arthur Chaves (Académico de Viseu), Michel (Palmeiras) e Luan Patrick (Athletico-PR);
- Meio-campistas: Andrey Santos (Chelsea), Bruno Gomes (Coritiba), Maurício (Internacional), Alexsander (Fluminense), Marlon Gomes (Vasco), e Gabriel Pirani (DC United);
- Atacantes: Marquinhos (Nantes), Geovane (Corinthians), Endrick (Palmeiras), John Kennedy (Fluminense), Gabriel Pec (Vasco) e Guilherme Biro (Corinthians).