O revezamento da Tocha Olímpica está no estágio 12, nos Pirineus Atlânticos, na França, a pouco mais de 66 dias para os Jogos de Paris.
A tocha foi desenhada pelo designer francês Mathieu Lehanneur e fabricado pela ArcelorMittal, líder global em siderurgia e parceira oficial de Paris 2024, que utilizou aço reciclado.
A empresa francesa foi responsável por produzir as 2000 unidades e escolheu lugares na França que atendessem às demandas exigidas para a produção de aço com redução de carbono. O material é feito a partir de sucata e todas as etapas da produção foram pensadas para reduzir as emissões de CO2.
Além das Tochas Olímpicas e Paralímpicas, a ArcelorMittal forneceu para o comitê de Paris os caldeirões que serão acesos na cerimônia de abertura. Todos também feitos de aço com baixa pegada de carbono.
Nicola Davidson, Vice-Presidente de Desenvolvimento Sustentável e Comunicações Corporativas da ArcelorMittal, falou sobre a parceria com o comitê e a ideia de sustentabilidade.
“O aço é um material versátil e também vital para uma economia líquida zero. Na ArcelorMittal, estamos trabalhando arduamente para reduzir nossa própria pegada de carbono para atingir zero emissão líquida até 2050. Estamos muito satisfeitos por ter a oportunidade de contribuir com parte de nosso aço com pegada de carbono reduzida para os Jogos de Paris 2024, que têm a admirável ambição de reduzir pela metade a pegada de carbono dos jogos anteriores”, afirmou.
Segundo Mathieu Lehanneur, criador da peça, o design foi inspirado em três pilares: igualdade, água e conciliação.
“A igualdade é simbolizada pela simetria perfeita, a água é simbolizada pela onda e pelos efeitos de vibração e a paz pela gentileza das curvas. Queríamos voltar à essência do que estávamos procurando para ter o mínimo de material possível e o máximo de luz possível.”, explicou Lehanneur.
- Tamanho: 70 cm
- Diâmetro máximo: 10 cm
- Peso: 1,5kg
- Espessura do corpo de aço: 0,7 mm
Durante todo o Revezamento da Tocha Olímpica, que começou na França no dia 8 de maio de 2024, a Tocha será conduzida por 11 mil pessoas (10 mil para os Jogos Olímpicos, mil para os Jogos Paralímpicos).
A chama foi acesa em Olímpia, na Grécia, conforme a tradição, cruzou o mar Mediterrâneo e vai passar por 65 territórios franceses antes do início dos jogos.