Tudo sobre Samsung
Carregar o celular se tornou um hábito cotidiano pelo mundo, visto que muitos países já conseguiram democratizar o acesso aos smartphones. Apesar disso, pouco se fala em como recarregar o aparelho da forma correta para não ameaçar a integridade do dispositivo –– especialmente quando falamos de produtos famosos no mercado, como os celulares Samsung Galaxy.
A seguir, confira como recarregar o seu smartphone Samsung Galaxy com segurança. Dicas envolvem a utilização de carregadores certificados e cuidado com objetos metálicos durante o carregamento por indução. Veja mais informações a seguir.
Sempre utilize carregadores compatíveis
Utilizar carregadores de origem duvidosa é ruim, principalmente, devido à falta de segurança durante o funcionamento. Ou seja, se você comprou um carregador que não tem uma certificação de funcionamento, nada garante que ele funcione adequadamente, o que pode danificar seu celular ou gerar incêndios.
Mas, para além disso, também vale à pena falar sobre os carregadores incompatíveis, que são dispositivos que embora possam ser originais, não tem compatibilidade com o Samsung Galaxy. A sua utilização pode recarregar o aparelho de maneira inadequada, contribuir para o desgaste da porta de conexão, e causar problemas de longo prazo à bateria do celular. A Samsung também já comentou que carregadores incompatíveis podem fazer a pintura de alguns smartphones descascarem.
O carregamento por indução é revolucionário para quem busca se desfazer dos fios. Contudo, de nada adianta usufruir dessa tecnologia se você a deixa próxima de objetos metálicos.
Durante o funcionamento, esse carregador cria um campo magnético que pode interagir com objetos metálicos próximos, como moedas, clipes de papel, tesouras, joias, cartões magnéticos e muito mais. Essa interação pode esquentar os objetos e até apagar os dados gravados em cartões, além de interferir no carregamento do celular.
Preste atenção onde o carregamento irá acontecer
Pouco se fala sobre isso, mas também é muito importante que você acomode o celular e o carregador em um ambiente adequado durante o carregamento. Isso porque ambos os dispositivos podem esquentar muito enquanto ligados na tomada e deixá-los em um ambiente abafado pode contribuir para um superaquecimento, o que danificaria os dois produtos.
O recomendado é que você recarregue o seu celular em um ambiente ventilado, longe da luz solar. Também é ideal que remova a capinha do aparelho, visto que ela também contribui para o superaquecimento.
Evite tomadas e cabos ruins
Embora seja uma dica óbvia, muitas pessoas ainda a ignoram no dia a dia. No entanto, evitar carregadores cujos fios estão descascando e tomadas com uma aparência ruim pode salvar o seu celular.
A questão é que recarregar o celular nessas condições pode contribuir para um funcionamento inadequado do dispositivo –– um fio descascado, por exemplo, pode comprometer o carregamento adequado do celular e ainda te dar um choque –– ou ainda aumentar as chances de um incêndio. Por isso, evite.