Entre esta quarta-feira, 23, e a quinta-feira 25, está prevista uma acentuada queda da pressão atmosférica no norte da Argentina. Durante a quinta-feira, espera-se a formação de uma nova frente fria e de um ciclone extratropical. O fenômeno deve se organizar entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul.
De acordo com a empresa de meteorologia Climatempo, o ciclone extratropical já desperta a atenção dos meteorologistas, pois pode alcançar uma pressão atmosférica muito baixa, inferior a mil hPa. Centros de baixa pressão com mil hPa ou menos são potencialmente perigosos e têm maior capacidade de provocar tempestades com ventos muito fortes.
Além do Sul do Brasil, o Uruguai, o Paraguai e as regiões do centro-norte e leste da Argentina também devem enfrentar uma semana com grande risco de tempestades e ventania. Os efeitos ocorrem por causa da acentuada queda da pressão atmosférica e da formação do ciclone extratropical.
No Sul do Brasil, a semana começou com clima relativamente seco por causa da presença de ar frio de origem polar. Porém, a tendência é de aumento das condições para pancadas de chuva nas áreas dos três Estados na tarde de terça-feira. De quarta-feira a sexta-feira 25, as condições para temporais e ventania aumentarão por causa da formação de uma frente fria e de um ciclone extratropical.
Frente fria atingiu o Sudeste
O Espírito Santo iniciou a semana sob a influência de uma frente fria, que gerou instabilidade climática no Estado no último domingo, 20. Nesta segunda-feira, 21, a frente fria começou a se afastar em direção ao oceano, mas ainda contribui para a manutenção de áreas de chuva no interior da Região Sudeste e em parte do Centro-Oeste do Brasil.
Ao longo desta quarta-feira, a frente fria se deslocará até a altura do litoral de São Paulo, o que traz mudanças climáticas significativas para a região.
O risco de ventos muito fortes é alto em função da tendência de formação de linhas de instabilidade sobre o Sul do Brasil e da atuação do próprio ciclone extratropical. O fenômeno que pode causar transtornos significativos na região.
Na Região Sudeste, o fim de semana foi marcado por chuvas intensas. A frente fria se afastou do Espírito Santo ao longo da segunda-feira, mas numerosas áreas de nuvens e chuva permanecem sobre o Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. São Paulo é o Estado que apresentou menos precipitações nesta segunda-feira.
Ciclone extratropical chega ao Brasil
No Espírito Santo e nas regiões norte e leste de Minas Gerais, as condições para chuva serão baixas de terça-feira até quinta-feira. Em São Paulo, no entanto, as condições para pancadas de chuva voltam a aumentar já nesta terça-feira.
No Estado do Rio de Janeiro, no centro, sul e oeste de Minas Gerais, mesmo com o aumento dos períodos de sol a partir de terça-feira, não se pode descartar a ocorrência de pancadas de chuva ao longo da semana, geralmente à tarde e à noite.
No Centro-Oeste, as áreas de instabilidade perdem força no início da semana, mas o ar quente e úmido persiste sobre a região. O fenômeno mantém as condições para a formação de nuvens carregadas ao longo da semana. As pancadas de chuva com raios devem continuar ocorrendo à tarde e à noite em todos os Estados do Centro-Oeste e no Distrito Federal.
No entanto, em Goiás, a frequência das chuvas será menor do que no fim de semana. Em Mato Grosso do Sul, as condições para chuva e o risco de temporais tendem a aumentar na quinta-feira. A ação ocorre por causa da formação da nova frente fria e do ciclone extratropical entre o Sul do Brasil, o Paraguai, o Uruguai e o norte da Argentina.
Efeitos do ciclone extratropical no Norte e Nordeste
No Nordeste do Brasil, neste início de semana, pancadas de chuva ainda ocorrem no interior da Bahia e também em alguns locais do interior do Maranhão e do Piauí. Entretanto, a tendência geral para esta semana é de que uma massa de ar seco predomine. O fenômeno inibe a formação de grandes nuvens e a ocorrência de chuva em quase toda a região.
Como resultado, a falta de nebulosidade e de precipitação fará com que a temperatura se eleve bastante. Tardes com temperaturas superiores a 40°C poderão ser observadas em várias áreas, como o centro-oeste da Bahia e o interior do Piauí e do Maranhão.
No Norte do Brasil, uma massa de ar seco deve predominar ao longo da semana. Pouca chuva é esperada para a maior parte dos Estados do Pará, do Amapá e de Roraima. A maior frequência de pancadas de chuva deve ocorrer em áreas do centro-oeste e sul do Amazonas, no Acre e em Rondônia.
No Tocantins, a semana começou com muitas nuvens e pancadas de chuva, mas a tendência é que o tempo seco e quente predomine a partir de terça-feira. Por causa da redução da nebulosidade e das chuvas, Tocantins, Pará e Roraima devem ter tardes bastante quentes. As temperaturas podem ultrapassar os 40°C nesses Estados.
Confira a previsão do tempo para as capitais nesta terça-feira:
Norte
Leia também:
- Rio Branco: 31°C, nublado, sem chuva;
- Macapá: 32°C, sol entre nuvens, sem chuva;
- Manaus: 33°C, sol com pancadas de chuva à tarde;
- Belém: 33°C, parcialmente nublado, com pancadas de chuva;
- Porto Velho: 33°C, nublado, sem chuva;
- Boa Vista: 34°C, sol e calor intenso, sem chuva; e
- Palmas: 37°C, seco e muito quente, sem previsão de chuva.
Nordeste
- Maceió: 29°C, nublado, com possibilidade de chuvas isoladas;
- Salvador: 27°C, chuvas fracas durante o dia;
- Fortaleza: 30°C, sol com possibilidade de chuva isolada;
- São Luís: 32°C, ensolarado, sem chuva;
- João Pessoa: 28°C, chuvas fracas;
- Recife: 28°C, nublado, chuvas ocasionais;
- Natal: 29°C, chuvas fracas;
- Aracaju: 28°C, chuvas isoladas; e
- Teresina: 39°C, seco e ensolarado.
Centro-Oeste
- Brasília: 29°C, pancadas de chuva e trovoadas;
- Goiânia: 27°C, tempo nublado com chuvas;
- Cuiabá: 34°C, sol e pancadas de chuva isoladas; e
- Campo Grande: 30°C, parcialmente nublado, sem chuva.
Sudeste
- Vitória: 25°C, chuvas moderadas;
- Belo Horizonte: 23°C, com chuvas esparsas;
- Rio de Janeiro: 27°C, nublado, com pancadas de chuva; e
- São Paulo: 26°C, pancadas de chuva no final do dia.
Sul
- Curitiba: 24°C, nublado com chuvas isoladas;
- Florianópolis: 25°C, tempo chuvoso; e
- Porto Alegre: 31°C, ensolarado, sem chuva.