A eliminação ainda na primeira fase do Campeonato Paulista não custou ao Corinthians apenas o fim do sonho do título estadual, que não conquista desde 2019. Custou ainda a garantia de estar na Copa do Brasil de 2025.
O Paulistão oferece cinco vagas à competição nacional — quatro aos semifinalistas e uma ao melhor eliminado nas quartas de final.
A Federação Paulista de Futebol (FPF) tem direito a uma sexta vaga, a qual é oferecida via Copa Paulista — o campeão do torneio estadual escolhe entre a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série D do ano seguinte, com o vice ficando com a vaga que sobrar. Se o Timão quiser, pode participar da disputa.
Há outros caminhos mais simples: vencer a própria Copa do Brasil ou a Copa Sul-Americana deste ano.
Os melhores do Brasileirão também vão direto à terceira fase da Copa do Brasil — o número varia de seis a nove. Se os campeões de Libertadores e/ou Copa do Brasil e/ou Sul-Americana estiverem entre os melhores, a vaga fica com a equipe imediatamente abaixo na tabela, podendo ir no máximo até o nono lugar.
A mesma lógica se aplica às vagas via Campeonato Paulista. Se os times melhores colocados forem conquistando passagem à Copa do Brasil por outros caminhos (Libertadores, Copa do Brasil, Brasileirão, Série B ou Copa Paulista), é possível que times eliminados ainda na primeira fase do Paulistão herdem uma vaga.