Uma equipe da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) esteve, nessa quinta-feira (7), em São José do Divino, no norte do Piauí, para uma reunião com produtores de leite para a sensibilização e divulgação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Leite.
O programa está sendo retomado no Piauí após alguns anos de interrupção. Em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), foi lançado o edital de chamamento público para credenciamento de laticínios, no valor de R$ 3,7 milhões, abrangendo 49 municípios nos territórios Entre Rios, Cocais, Carnaubais e Planície Litorânea.
O PAA Leite é um programa de comercialização do governo federal, com um caráter social. Ele adquire a produção de agricultoras e agricultores familiares, distribuindo-a para entidades socioassistenciais e pessoas em vulnerabilidade social. Essa iniciativa representa um importante instrumento no combate à insegurança alimentar.
O superintendente de Comercialização, Agroindustrialização e Inovação da SAF, Evandro Cardoso, destacou que o PAA Leite fortalece a cadeia produtiva no estado e atua no combate à insegurança alimentar. “Este edital possui grande valor econômico para o estado e reforça a rede de proteção social, uma vez que beneficia não apenas os produtores de laticínios, mas também a população em vulnerabilidade social dos municípios contemplados no edital”, afirmou.
Durante a visita, Evandro Cardoso também inspecionou espaços de produção de leite. “É fundamental conhecermos o estado da produção de leite. Aqui em São José do Divino, participamos da inauguração de uma estação de resfriamento de leite do Laticínio Vale do Leite, reafirmando o compromisso com o fortalecimento dessa base produtiva”, citou.
Outras reuniões com produtores de leite de outras regiões do Piauí deverão ocorrer nos próximos dias para a apresentação e divulgação do PAA Leite.