quarta-feira, fevereiro 12, 2025
InícioDestaqueSAF realiza oficinas de apresentação do Programa Cisternas em Picos, Simões e...

SAF realiza oficinas de apresentação do Programa Cisternas em Picos, Simões e Paulistana

A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) está promovendo oficinas para apresentar o Programa Cisternas para entidades do poder público, igrejas, conselho territorial, entidades rurais, dentre outras representações da sociedade civil. Nessa terça-feira (11), as oficinas foram realizadas no território Vale do Guaribas, em Picos, e nesta quarta (12), a apresentação ocorreu no território Chapada Vale do Itaim, em Simões e Paulistana.

As oficinas são o primeiro passo para a construção das cisternas do programa, que é uma parceria da SAF com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Em todo o Piauí, serão construídas 4.431 cisternas de 16 mil litros e 338 cisternas de 52 mil litros em territórios do semiárido que enfrentam escassez de água.

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) formou uma lista com o público atendido pelo CadÚnico, que é prioritário para o recebimento das cisternas. Com a comissão municipal a ser formada, haverá uma avaliação e acompanhamento para a destinação dos equipamentos para a irrigação.

O superintendente de Ações de Apoio à Agricultura Familiar da SAF, Clébio Coutinho, ressalta a importância dessas oficinas nos territórios e como elas irão beneficiar as famílias contempladas. 

“Essas oficinas marcam o início da implantação do programa, que vai contemplar mais de mil cisternas em sete municípios aqui da região. As cisternas fazem parte do Programa de Valorização da Agricultura Familiar, que prevê a construção de 4.769 cisternas em 37 municípios de 7 territórios de desenvolvimento do Estado. Então, é um recurso na ordem de R$ 36,8 milhões, que vai beneficiar quase cinco mil famílias aqui nessas regiões,” falou.

of cisterna 2.jpg

No território Vale do Guaribas, serão construídas 165 cisternas em Paquetá, 160 em Campo Grande do Piauí e 219 em Itainópolis. Já no território Chapada Vale do Itaim, serão construídas 142 cisternas em Acauã, 162 em Paulistana, 160 em Queimada Nova, 215 em Jaicós, 148 em Simões, 82 em Marcolândia e 160 em Massapê do Piauí.

Também serão construídas cisternas nos territórios Serra da Capivara, Vale do Canindé e Chapada das Mangabeiras, totalizando 4.769 em todo o Piauí. As oficinas de lançamento nestes territórios foram realizadas em janeiro. 

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui