O pontapé foi dado no município de São José do Divino, a 230 km ao Norte de Teresina. A cidade é conhecida como a capital do leite, onde são produzidos, anualmente, mais de 8,6 milhões de litros. Sozinho, o município representa 12% de toda a produção piauiense. Em um ano, segundo dados do IBGE, a produção local cresceu mais de 70% e alcançou uma produtividade de 3,5 mil litros/ano por vaca, quando antes não chegava a 2,5 mil litros/ano por animal.

26 mil sêmens distribuídos na primeira etapa
Esse é o diferencial do programa piauiense para o existente em outros estados. Aqui no Piauí, a Sada promove todo o ciclo da inseminação, desde a oferta do sêmen até a inseminação propriamente dita. Tudo acompanhado por um profissional que promove a técnica de inseminação artificial em tempo fixo (IATF), focada tanto em bovinos de corte quanto em leiteiros. Nessa primeira etapa, mais de 26 mil sêmens estão sendo distribuídos para produtores de quase 80 municípios.
Segundo o secretário, o resultado positivo na pecuária leiteira piauiense é reflexo direto dos investimentos que o Governo do Estado vem fazendo junto aos produtores e empresas de beneficiamento do produto, principalmente na região do litoral, que concentra os maiores produtores de leite do Estado.
