A Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) deu início a uma importante parceria com Complexo Nova Ceasa Social para levar assistência técnica a comunidades ribeirinhas da zona rural Sul de Teresina. As localidades atendidas inicialmente serão: Alegria, Torrões, Humaitá, Recanto dos Pássaros e Cantinho Sul — comunidades às margens do Rio Poti que, historicamente, enfrentam dificuldades no desenvolvimento de atividades produtivas sustentáveis.
Durante a primeira reunião realizada com a equipe da Sada, o presidente do Complexo Nova Ceasa Social, Jorgenei Moraes, destacou a relevância do projeto. “Pretendemos levar assistência técnica a essas comunidades, algo inédito de forma estruturada e sustentável na região. A proposta é visitar individualmente os moradores que têm interesse em desenvolver uma base produtiva, especialmente na horticultura, respeitando a vocação de cada comunidade. E a Sada será essencial nesse processo”, afirmou.
O gestor reforçou ainda que cerca de 2 mil famílias vivem na região, muitas delas com renda de até dois salários mínimos, aposentados ou inseridos em programas de transferência de renda. “A falta de assistência técnica é um dos maiores entraves ao desenvolvimento de projetos produtivos nessas áreas. Por isso, a presença da Sada é tão importante”, completou.
Além da assistência técnica às comunidades, a parceria também contempla o apoio à reestruturação do Banco de Alimentos da Nova Ceasa, como explicou o diretor de Operações, Elaboração de Projetos e Captação de Recursos da SADA, Libonato de Carvalho. “Recebemos a boa notícia da aprovação do recurso pela Caixa Econômica Federal para a reforma da estrutura física e renovação de equipamentos do Banco de Alimentos. Essa execução será feita via Sada, o que nos honra muito”, afirmou.
Segundo Libonato, há ainda a previsão de um projeto de fruticultura com foco na produção de caju, fortalecendo a vocação da região. “Nos comprometemos com o suporte técnico e já estamos articulando a realização do primeiro Festival do Caju, previsto para o segundo semestre deste ano. Essa parceria com a Nova Ceasa e as comunidades é uma oportunidade de transformar realidades com base na sustentabilidade e na geração de renda”, concluiu.