Madonna, Lady Gaga, Katy Perry e Beyoncé! As musas do pop internacional estão sempre se reinventando, abrindo espaço para novos nomes, sem nunca deixar de brilhar. Após essas, já vieram Taylor Swift, Lana Del Rey e Billie Eilish, que agora abrem espaço para uma nova geração.
Mas quais são as atuais promessas do pop? Olivia Rodrigo, Sabrina Carpenter e Chapell Roan são alguns nomes que apareceram recentemente e estão dando o que falar. Abaixo, a CNN reúne uma lista de musas recém-chegadas à indústria da música, mas que já estão rumando ao topo das playlists atualmente. Fique de olhio!
Conheça estrelas da música pop em ascensão
Sabrina Carpenter
Com atualmente 25 anos, a cantora norte-americana Sabrina Carpenter está inserida na indústria musical desde muito nova. Suas primeiras músicas foram lançadas m 2014, época em que participava de produções do Disney Channel. O sucesso de suas canções foi acontecendo gradativamente.
A artista chegou a bombar com músicas como “Thumbs”, em 2016, “Sue Me”, em 2018 e “Skin”, em 2021, mas seu grande “boom” foi acontecer somente nos dois últimos anos, com ênfase nos lançamentos mais recentes, “Espresso” e “Please Please Please”.
“Please Please Please” foi a primeira canção da história da carreira da artista a atingir o primeiro lugar da Billboard Hot 100, uma das paradas musicais mais importantes do mundo. “Espresso” também conquistou as primeiras posições.
A artista promete repetir o sucesso em suas próximas faixas, que chegam com seu novo álbum de estúdio, o “Short N’ Sweet”, em 21 de agosto.
Chapell Roan
Lançando músicas desde 2017, a cantora norte-americana e drag queen Chapell Roan, 26, viu seus trabalhaos estourarem principalmente em 2024. A canção “Good Luck, Babe!”, que inclusive ganhou um cover feito por Sabrina Carpenter, está entre seus maiores destaques, chegando aos top 10 da Billboard Hot 100 e do Spotify global.
A música faz parte do primeiro e único álbum de Chapell até o momento, o “The Rise and Fall of a Midwest Princess”, lançado em 2023, que também tem outras canções na boca do público atualmente. Caso de “Red Wine Supernova” e “HOW TO GO!”.
Chapell Roan é o nome artístico da estrela em ascensão que, na verdade, se chama Kayleigh Rose Amstutz. A norte-americana assumiu recentemente, em entrevista à revista Elle Brasil, que acompanha o trabalho e se inspira em Pabllo Vittar, brasileira que ocupa o posto de drag queen mais seguida do mundo nas redes sociais, com mais de 13 milhões de fãs no Instagram.
Chapell também ganhou força ao abrir shows da atual turnê “Guts”, de Olivia Rodrigo.
Olivia Rodrigo
A cantora filipino-americana Olivia Rodrigo, 21, começou sua carreira também atuando em projetos da Disney, assim como Sabrina Carpenter, lá no ano de 2016. Foi em 2020, no entanto, que ganhou maior notoriedade, a estrelar o reboot de “High School Musical”.
Seu single de estreia na música, “Drivers License”, foi lançado em 2021 e dominou todas as maiores paradas musicais na época. A música chegou a quebrar o recorde do Spotify para o maior número de streams de uma música em uma única semana, com mais de 65 milhões. O videoclipe da canção ultrapassa meio milhões de visualizações no Youtube até o momento.
A música encabeçou o primeiro álbum da artista, o “Sour”, que também explodiu entre o público. O disco detém o recorde de álbum de estreia que mais tempo permaneceu no top 10 da Billboard 200 no século 21 até o momento, ficando no ranking por 52 semanas.
“Sour” rendeu à Olivia Rodrigo quatro grammys: Melhor Álbum Pop Vocal, Artista Revelação e Melhor Performance Solo de Pop.
Atualmente, a cantora promove seu segundo álbum de estúdio, o “Guts”, de 2023. O disco possui hits como “Vampire” e “Bad Idea Right?”.
Tyla
Cantora sul-africana, Tyla, 22, recebeu no Grammy deste ano, o primeiro prêmio destinado à música africana da história da premiação, o prêmio de Melhor Performance de Música Africana.
A cantora de 21 anos foi indicada pelo seu grande sucesso “Water”, que gerou um movimento de dança viral nas redes sociais, sobretudo no TikTok, após o seu lançamento em 2023. A cantora lançou o seu primeiro single “Getting Late” em 2019 e tem estado em trajetória ascendente desde então.
“Water” é o primeiro single de seu primeiro álbum de estúdio “Tyla” e é a música de maior sucesso de um artista solo sul-africano na Billboard Hot 100, estreando na 67ª posição e subindo até a 10ª posição. O clipe da música acumula, até o momento, mais de 200 mil visualizações no Youtube.
Tate McRae
Na indústria musical desde 2017, a cantora e dançarina canadense Tate McRae, 21, teve lançamentos “tímidos” até a chegada de seu segundo álbum de estúdio, o “Think Later”, em 2023. O disco catapultou Tate ao estrelato, principalmente com seu principal single, intitulado “Greedy”.
A canção ganhou maior popularidade em 2024, ao viralizar nas redes sociais (especialmente o TikTok) e alcançar grande sucesso comercial. “Greedy” foi número um nas duas paradas globais da Billboard, a Billboard Global 200 e a Billboard Global Excl. US, assim como da Canadian Hot 100 (no Canadá).
A cantora também ficou marcada pelas suas performances musicais, que contemplam muitas danças elaboradas por parte da artista.
Reneé Rapp
Atriz e cantora norte-americana, Reneé Rapp, 24, estreou sua carreira atuando na série de sucesso “A Vida Sexual das Universitárias” e foi grande destaque no remake musical do clássico “Meninas Malvadas”, de 2024, interpretando uma nova versão da icônica personagem Regina George.
Além de encabeçar algumas canções do filme deste ano, Reneé também divulgou seu primeiro álbum de estúdio, o “Snow Angel”, em 2023. Algumas das canções mais famosas do disco são “Pretty Girls”, “Poison Poison” e “Talk Too Much”.
Gracie Abrams
Movida por um pop mais “melancólico”, inspirado por artistas como Taylor Swift e Lana Del Rey, a cantora norte-americana Gracie Abrams, 24, ganhou destaque principalmente em 2023, quando abriu shows da turnê mundial “The Eras Tour”, e lançou seu primeiro álbum de estúdio, o “Good Ridance”.
Recentemente, Gracie ainda fez sucesso ao divulgar seu segundo disco, o “The Secret Of Us”, que possui uma parceria com Taylor Swift na faixa “Us”.
Algumas de suas novas faixas, como “Close to You” e “I Love You, I’m Sorry”, ainda ganharam alta visibilidade nas redes sociais, principalmente o TikTok.
Com informações de Flávio Ismerim, da CNN.