O diretor-presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), André Salcedo, anunciou que a empresa enviará bombas de água para o Rio Grande do Sul para ajudar no escoamento das enchentes. Esses equipamentos já foram utilizados durante a crise hídrica em São Paulo, entre 2014 e 2015.
Dezoito conjuntos de bombas serão despachados para o Estado gaúcho a partir desta sexta-feira, 17. Eles irão operar nas cidades de Porto Alegre e Canoas. Cada bomba tem a capacidade de movimentar mil litros de água por segundo. A informação foi divulgada por Salcedo durante uma entrevista à TV Vanguarda.
Transporte e alocação estratégica
A Força Aérea Brasileira (FAB) será responsável pelo transporte de quatro desses equipamentos, enquanto os outros 14 serão transportados por via terrestre. As bombas serão colocadas em locais estratégicos para facilitar o escoamento das águas, conforme explicou o diretor da Sabesp.
“Vamos focando inicialmente nas áreas de operação, seja nas de comportas, de bombeamento, nos diques, ou nas unidades que produzem e tratam água”, informou. “A intenção é começar o processo de normalização e de funcionamento das cidades, via produção de água potável para a população”.
Apoio do Estado de São Paulo ao Rio Grande do Sul
Anteriormente, a Sabesp já havia enviado 14 veículos e 40 profissionais para as regiões afetadas pelas cheias no Rio Grande do Sul. Essas equipes também ficarão encarregadas da instalação das bombas.