Organização ligada a militares russos teria criado conteúdos falsos e deepfakes para influenciar eleição com apoio de facilitadores nos EUA
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O Departamento do Tesouro dos EUA afirmou, em nota para a imprensa, que uma organização sem fins lucrativos em Moscou (Rússia), associada à GRU (agência de inteligência militar russa), teria utilizado inteligência artificial (IA) para espalhar desinformação durante a eleição presidencial dos EUA de 2024.
O Center for Geopolitical Expertise teria usado ferramentas de IA para criar e disseminar, rapidamente, conteúdos falsos, incluindo vídeos deepfake de um candidato a vice-presidente, e espalhou essas informações por meio de vasta rede de sites falsos que imitavam veículos de notícias legítimos, dificultando a identificação da origem russa.
Com o apoio financeiro da GRU, a organização teria contado com “facilitadores” nos EUA para manter os servidores de IA e administrar rede de mais de 100 sites de desinformação.
Embora o Tesouro não tenha revelado os detalhes sobre os facilitadores ou os sites específicos envolvidos, isso mostra que a Rússia estaria intensificando suas campanhas de desinformação eleitoral, agora, utilizando IA para segmentar e disseminar conteúdos de forma mais rápida e precisa.
IA: arma perigosa para espalhar desinformação usada pela Rússia?
- Este uso de IA representa evolução das campanhas anteriores de desinformação da Rússia, que já incluíam táticas, como hackeamento de e-mails, manipulação de bots em redes sociais e divulgação de conteúdo falso, como ocorreu nas eleições de 2016 nos EUA e no referendo do Brexit, no Reino Unido;
- Especialistas, como Chriso Grozev, do Bellingcat, destacam que, durante a eleição de 2024, a Rússia teria começado a usar IA em maior escala, o que preocupa autoridades ao redor do mundo;
- Em resposta a essas atividades, o Departamento do Tesouro dos EUA impôs sanções ao Center for Geopolitical Expertise e a seu diretor, Valery Korovin.
O uso de IA para desinformação eleitoral é tema crescente de preocupação e o governo dos EUA está trabalhando ativamente para interromper essas campanhas no futuro.
Colaboração para o Olhar Digital
Leandro Costa Criscuolo é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital
Rodrigo Mozelli é redator(a) no Olhar Digital