O porta-voz do governo da Rússia, Dmitry Peskov, pediu “diálogo aprofundado” com o Ocidente para evitar uma escalada nuclear. Ele deu a declaração nesta quarta-feira, 22, em coletiva de imprensa.
“A escalada adicional dessas tensões é potencialmente perigosa, inclusive na esfera nuclear”, afirmou Peskov. “A situação demanda um diálogo aprofundado para empregar métodos políticos e diplomáticos na busca de soluções para esta tensão crescente. Contudo, o diálogo aprofundado entre os principais atores é rejeitado pelos países do chamado Ocidente coletivo.”
A situação entre o Oriente e o Ocidente está no seu ponto mais crítico desde a crise dos mísseis de Cuba, que ocorreu na época da Guerra Fria, em 1962. A tensão aumentou por causa da invasão da Ucrânia pela Rússia.
Nesta terça-feira, 21, o Ministério da Defesa da Rússia anunciou que suas forças começaram a primeira etapa de exercícios ordenados pelo presidente Vladimir Putin, que simulam a preparação para o lançamento de armas nucleares táticas.
Exercícios nucleares da Rússia
De acordo com reportagem da CNN, esses exercícios da Rússia são uma tentativa de enviar um sinal de alerta para dissuadir o Ocidente. Além disso, intensificaria seu envolvimento no conflito ucraniano.
Os países ocidentais têm fornecido armas e informações a Ucrânia, mas até o momento não enviaram tropas.