Tudo sobre Inteligência Artificial
Um relatório divulgado pelo Microsoft Threat Analysis Center acusa a Rússia de usar inteligência artificial para promover desinformação antes dos Jogos Olímpicos de Paris, que começam oficialmente no dia 26 de julho deste ano. De acordo com o documento, o regime de Vladimir Putin quer criar uma expectativa de violência durante o maior evento esportivo do mundo.
Leia mais
Objetivo é usar a IA para criar uma falsa sensação de insegurança
O relatório indica que a atuação dos russos começou em junho de 2023, quando um “ator de influência” ligado à Moscou usou a IA para recriar a voz do ator Tom Cruise e produzir um vídeo falso atacando o Comitê Olímpico Internacional (COI).
Depois disso, vários outros vídeos e artigos com notícias falsas foram divulgados. Estes materiais sugerem que ataques terroristas serão realizados durante os Jogos de Paris. Um deles, por exemplo, afirma que 24% dos ingressos haviam sido devolvidos por receio de terrorismo. A informação, no entanto, é falsa.
Os atores de desinformação também elaboraram comunicados de imprensa falsos atribuídos a órgãos de inteligência do Estado, como a Agência Central de Inteligência e a Direção-Geral de Segurança Interna da França, pedindo que os cidadãos não compareçam ao evento em razão dos altos riscos de segurança. Além disso, criaram imagens “provavelmente geradas digitalmente” de pichações falsas em muros de Paris “ameaçando a violência contra israelenses” em meio aos confrontos na Faixa de Gaza.
Rússia não participa dos Jogos Olímpicos
- Lembrando que a delegação da Rússia está proibida de participar dos Jogos Olímpicos de Paris.
- Essa é uma das sanções no âmbito esportivo contra a invasão russa da Ucrânia.
- Moscou não se pronunciou oficialmente sobre as mais recentes acusações.
- De qualquer forma, esta não é a primeira vez que o país é suspeito de disseminar desinformações sobre o evento.
- Nos anos 1980, o então governo da União Soviética também tentou desestabilizar a realização dos jogos.
- Naquela oportunidade, o movimento aconteceu em meio ao contexto da Guerra Fria e da intensa disputa com os Estados Unidos.