domingo, julho 7, 2024
InícioGeralRS facilitará acesso da população a documentos básicos

RS facilitará acesso da população a documentos básicos

O governo do Rio Grande do Sul vai facilitar o acesso da população atingida pelas enchentes a documentos civis básicos. O governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), assinou, na segunda-feira 10, termo de compromisso nesse sentido.

Segundo Leite, 15 instituições firmaram a iniciativa com o governo, o que possibilitou a criação da chamada Central Cidadania.

Os serviços serão oferecidos gratuitamente por meio de mutirões. O primeiro ocorrerá entre os dias 17 e 23 de junho, das 13h às 18h, no estacionamento do Shopping Total, em Porto Alegre. A ideia é expandir o projeto para outras cidades posteriormente.

Nos mutirões, os cidadãos poderão obter segundas vias de certidões de nascimento e casamento, carteira de identidade, CPF e CNH, entre outros documentos. Também serão oferecidos serviços de perícia médica, orientação jurídica e benefícios sociais.

“Trata-se de um elemento básico para o exercício da cidadania, especialmente neste momento”, afirmou o governador. “Os registros, cadastros e todas as informações de que o Estado dispõe são fundamentais para que a população seja atendida. Em coordenação com vários órgãos e instituições, vamos entregar serviços com qualidade e agilidade.”

Alerta da Defesa Civil para mais chuvas no Estado

O último balanço da Defesa Civil revelou que as enchentes no Rio Grande do Sul afetaram mais de 2,3 milhões de pessoas em 478 municípios, o que equivale a cerca de 20% da população gaúcha.

A tragédia resultou em 175 mortos, 806 feridos e 38 desaparecidos. Aproximadamente 18,8 mil pessoas estão em abrigos e outras 423,4 mil, desalojadas, segundo a Agência Brasil.

A Defesa Civil alertou, na segunda-feira, para a possibilidade do retorno de chuvas intensas no Estado entre os próximos dias 14 e 17. As autoridades afirmaram que os modelos de previsão revelam que os volumes acumulados para o período devem ficar entre 50 milímetros e 120 milímetros nas regiões das Missões, do Centro e Noroeste. Já em Porto Alegre, região metropolitana, Vales e Serra, os volumes podem variar entre 45 milímetros e 75 milímetros.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui