O ex-policial militar Ronnie Lessa, assassino confesso da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, foi transferido nesta quinta-feira, 20, da penitenciária federal em Campo Grande (MS) para o complexo prisional de Tremembé, em São Paulo.
Ronnie Lessa deixou o Presídio Federal de Campo Grande nesta manhã, depois de oficializada a sua transferência para o presídio de São Paulo. As informações são do jornal Uol.
Ao chegar em Tremembé, é esperado que Ronnie Lessa seja alojado em uma cela de segurança máxima, destinada a presos ameaçados de morte na Penitenciária Tarcizo Leonce Pinheiro Cintra, conhecida como “P1”, onde o controle é exercido pelo PCC.
A Secretaria de Administração Penitenciária não se posicionou oficialmente sobre o assunto até o momento. O advogado de Lessa, Saulo Carvalho, declarou que não foi informado sobre a data da transferência por questões de segurança.
O Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo alertou para os riscos que o ex-militar pode enfrentar em Tremembé, especialmente por ser considerado um miliciano.
Ainda de acordo com a entidade, a chegada de Ronnie Lessa pode gerar “instabilidade” dentro da penitenciária, principalmente na ala dominada pela facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).
Policiais penais também expressaram preocupação com a segurança de Ronnie Lessa, destacando que a segunda ala do complexo, conhecida como “presídio dos famosos”, é inadequada para sua custódia.
Os agentes sugeriram que, diante da possível falta de segurança de Lessa, o ex-policial militar fosse transferido para o Regime Disciplinar Diferenciado de Presidente Bernardes.
Além disso, o sindicato apontou que o monitoramento de Lessa, conforme determinado pelo ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal, é inviável devido às condições estruturais da prisão.
A Secretaria de Administração Penitenciária afirmou que irá cumprir a ordem judicial de transferência de Lessa para Tremembé, seguindo as determinações estabelecidas pela decisão de Moraes.