As autoridades da Romênia informaram, nesta terça-feira, 6, que vão acionar o Tribunal Arbitral do Esporte para reaver a medalha de bronze que uma de suas atletas perdeu na Olimpíada de Paris, depois de uma revisão da arbitragem.
Na final do solo da ginástica artística, em que a brasileira Rebeca Andrade recebeu a medalha de ouro, seguida pelas norte-americanas Simone Biles (prata) e Jordan Chiles (bronze), a arbitragem revisou uma nota que resultou na mudança do pódio. Ana Barbosu, que havia terminado em terceiro lugar, estava comemorando a conquista da medalha de bronze quando os juízes alteraram a nota de Jordan Chiles. Um vídeo mostra a atleta romena vendo sua posição cair para o quarto lugar, o que a deixou desolada.
Gente, que tristeza me deu essa cena.
Ginasta da Romênia estava comemorando a sua medalha de bronze mas os Estados Unidos pediu uma revisão da nota de Jordan Chiles.
Após nova nota, Jordan assumiu o lugar de Ana Bărbosu que ficou fora do pódio. #Paris2024 #JogosOlímpicos pic.twitter.com/br3Kb9UZ17
— Descharth (@Descharth) August 5, 2024
Depois disso, a Federação Romena de Ginástica anunciou que vai apresentar dois processos no Tribunal Arbitral do Esporte, conforme informou a presidente da instituição, Carmencita Constantin, à agência de notícias AFP.
Primeiro-ministro da Romênia se manifesta
O primeiro-ministro romeno, Marcel Ciolacu, classificou o episódio como “uma flagrante injustiça”. Ele anunciou que não vai participar da cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris, por causa da revisão dos juízes.
Notas das duas atletas na Olimpíada de Paris
Ana Barbosu, a penúltima a se apresentar, somou 13,7 mil pontos. Com essa pontuação, a romena ficou atrás de Rebeca Andrade e Simone Biles.
A princípio, a norte-americana Jordan Chiles recebeu a nota de 13.666. Contudo, ao pedir revisão, os juízes aumentaram para 13.766, o que superou a nota de Ana Barbosu.
A ginasta romena, de 18 anos, precisou ser consolada pela sua técnica depois de ver sua posição cair de terceiro para o quarto lugar.