Eu tenho o Diniz hoje como o melhor treinador do Brasil. Acho que a Seleção está em ótimas mãos.
Romário, Senador e Presidente do América-RJ
Além disso, Romário também elogiou a administração do tricolor carioca, que foi campeão da Libertadores em 2023.
“Esse grande momento do Fluminense não é por acaso. Eles vêm fazendo bons trabalhos há muitos anos”, destacou.
O Fluminense não foi o único clube carioca a receber elogios do Baixinho. Botafogo e Flamengo, que garantiram vaga na Libertadores com antecedência, também foram citados. Os dois clubes têm modelos de gestão diferentes. Enquanto o Botafogo adota o modelo de Sociedade Anônima de Futebol (SAF), o Flamengo segue no modelo tradicional, como associação civil sem fins lucrativos.
Apesar de alguns resultados abaixo do esperado em 2023, como a eliminação nas oitavas de final da Libertadores para o Olimpia, o Flamengo seguiu brigando pelos principais títulos, o que tem sido recorrente nos últimos anos. Para Romário, o clube é um exemplo a ser seguido.
“Flamengo é hoje um dos maiores times do futebol mundial. Landim tem feito uma gestão profissional, eles aproveitaram tudo de bom que o Flamengo tem. Fizeram um grande planejamento e está de parabéns; é um case a ser seguido”, elogiou o ex-jogador.
O América-RJ, clube que Romário irá comandar como presidente no triênio 2024-26, funciona também no modelo de associação civil sem fins lucrativos. Mas virar SAF não está totalmente fora dos planos. O presidente eleito estuda a possibilidade e olha para os clubes do Rio como modelos de boas práticas de Sociedade Anônima de Futebol.
As SAFs no Rio foram positivas; e quando vemos bons exemplos, temos que seguir.
Romário, Senador e Presidente América-RJ
O modelo de SAF foi o que permitiu que o Botafogo saísse de uma Série B há duas temporadas para disputar o título Brasileiro em 2023. O mesmo não aconteceu com o Vasco, que está lutando contra o rebaixamento. O Baixinho comentou o momento de alta do futebol carioca, que já garantiu três clubes na próxima edição da Libertadores.
É um futebol que está em festa, com três clubes garantidos na Libertadores do ano que vem: Botafogo, Fluminense e Flamengo. O Vasco, pelo seu tamanho e sua força, acho que vai escapar do rebaixamento.
Romário, Senador e Presidente do América-RJ
CNN Esportes S/A