A Roku teve problemas com ataques hacker no mês passado, algo que noticiamos aqui no Olhar Digital. Os contratempos com criminosos virtuais voltaram a ocorrer. Dessa vez, foram 576 mil contas comprometidas, segundo informações do TechCrunch.
Em comunicado divulgado nesta sexta-feira (12), a empresa alega que cerca de 576 mil contas de usuários foram acessadas usando uma técnica de preenchimento de credenciais, em que hackers usam nomes de usuário e senhas roubados de outras violações de dados e reutilizam os logins em outros sites.
Essa técnica já havia sido usada no ataque anterior. Agora, os hackers fizeram compras fraudulentas na plataforma Roku e assinaturas de streaming usando os dados de pagamento armazenados nas contas dos usuários. A empresa, por sua vez, reembolsou os clientes afetados pelas invasões.
A empresa, que tem 80 milhões de clientes, disse que os criminosos virtuais não conseguiram acessar informações confidenciais do usuário ou informações completas de cartão de crédito. O segundo incidente foi descoberto enquanto a Roku ainda notificava cerca de 15 mil usuários de que suas contas foram comprometidas no ataque anterior.
Autenticação de dois fatores é medida da Roku para evitar novas invasões
- Após os incidentes de segurança, a Roku informou que implementou a autenticação de dois fatores para os usuários.
- A autenticação de dois fatores evita ataques de preenchimento de credenciais, adicionando uma camada extra de segurança às contas.
- Agora, o serviço vai solicitar que o usuário insira um código, além do nome de usuário e senha, assim, hackers terão mais dificuldade de invadir contas novamente.