O ex-prefeito Rodrigo Neves (PDT) lidera o mais novo levantamento do Paraná Pesquisas para a Prefeitura de Niterói (RJ). De acordo com o material divulgado na manhã desta segunda-feira, 22, ele soma 43,1% das intenções de voto.
Conforme o levantamento, o pedetista tem 23,6 pontos porcentuais de vantagem sobre o segundo colocado. A saber, o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) é quem ocupa a posição, com 19,5%.
A deputada federal Talíria Petrone (Psol-RJ) está na terceira colocação. Ela registra 8,5% das intenções de voto, apenas 0,3 ponto porcentual a mais do que o ex-vereador Bruno Lessa (Podemos), que tem 8,2%.
Com a margem de erro em 3,7 pontos porcentuais para mais ou para menos, tanto Talíria quanto Lessa estão em condição de empate técnico com os outros dois pré-candidatos listados pela equipe do Paraná Pesquisas. O engenheiro João Gomes (Novo) aparece com 2%, enquanto Danielle Bornia (PSTU) tem 1,5%.
De acordo com o instituto, nenhum/branco/nulo representa 10,7% do total de entrevistados. Além disso, 6,5% não souberam ou não quiseram responder.
Rodrigo Neves também lidera rejeição
O pré-candidato do PDT também lidera o indicador de rejeição. Segundo o Paraná Pesquisas, 29,9% das pessoas consultadas afirmaram que jamais votariam no pedetista para a Prefeitura de Niterói.
Leia mais:
Os demais pré-candidatos registram os seguintes indicadores de rejeição:
- Carlos Jordy — 24,7%;
- Talíria Petrone — 19,1%;
- Bruno Lessa — 15,7%;
- João Gomes — 12,4%;
- Danielle Bornia — 10,9%;
- Não sabe/não respondeu — 15,4%; e
- Poderia votar em todos — 5,9%.
Para essa parte da pesquisa, o instituto informa que cada pessoa poderia citar mais de um pré-candidato.
Ex-vereador e ex-deputado estadual no Rio de Janeiro, Rodrigo Neves foi prefeito de Niterói por dois mandatos consecutivos. Ele permaneceu no cargo de 2013 a 2020. Também foi secretário fluminense de Assistência Social e secretário-executivo de Niterói.
Dados do levantamento
O Paraná Pesquisas informa que entrevistou 740 eleitores em potencial, de 18 a 20 de julho. De acordo com o instituto, o nível de confiança do levantamento é de 95%, além da já mencionada margem de erro de 3,7 pontos porcentuais. Além disso, a empresa registrou a pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral. O número de acompanhamento é, a saber, RJ-08321/2024.