Rodrigo Castelo é o chef que comanda a cozinha do Ó Balcão, localizado na cidade de Santarém, a 50 minutos da capital Lisboa. Enquanto a grande maioria dos restaurantes premiados de Portugal está na região de Porto, Lisboa e Algarve, o chef de 40 anos trouxe luz ao Ribatejo, uma região pouco conhecida do roteiro gastronômico português.
“Nós fazemos aquilo que acreditamos, que é a nossa força, nossa raiz. O menu é baseado naquilo que temos aos nossos pés, que vem da nossa região. Vamos todos os dias à horta local e o pouco desperdício que temos são pontos que valorizamos. A premiação veio de forma natural”, conta o chef Rodrigo Castelo à CNN Viagem & Gastronomia.
No último dia 27 de fevereiro, o guia francês Michelin celebrou a gala que premiou os principais restaurantes portugueses com as famigeradas estrelas. Desde 1910, o evento era realizado em conjunto com a Espanha, mas no ano de 2024 foi a primeira vez em mais de 100 anos de história que o guia celebrou a gastronomia portuguesa em evento exclusivo.
Ó Balcão, do chef Rodrigo Castelo, foi um dos grandes destaques do evento, que além de receber sua primeira Estrela Michelin, foi premiado com o selo da Estrela Verde – dado aos estabelecimentos que possuem especial foco na sustentabilidade.
“Era algo que nós ambicionamos muito. Trabalhamos arduamente todos os dias para isso. O restaurante tem 10 anos e foi um trabalho difícil, demorado e com muito foco em sustentabilidade. E agora que veio, vamos agarrá-la [a estrela] com unhas e dentes”, afirma o orgulhoso chef à CNN Viagem & Gastronomia.
O restaurante possui apenas 29 lugares. Questionado se ele teria planos para sair dessa cidade ou ampliar o espaço, o chef foi categórico em suas palavras: “Nosso restaurante já teve 40 lugares. Há cinco anos redefinimos a estratégia. Mudamos o foco para a experiência do cliente. Eu não penso em aumentar a capacidade, eu penso em desfrutar o momento e ser feliz”
Enquanto a maioria dos restaurantes portugueses tem seu foco em peixes e frutos do mar, Ó Balcão possui um menu completo e bem diverso. Essa variedade contribuiu para seu restaurante ganhar destaque entre as tantas ótimas opções existentes da terra lusitana. “Temos a sorte de estar localizados no coração do Ribatejo. Usamos mais de 9 tipos de peixes de rio, cogumelos e carne de javali. Somos abençoados por estar em Santarém. Portugal é uma terra maravilhosa, que nos abençoa com ótimos ingredientes todos os dias”, afirma o chef estrelado.
Rodrigo Castelo também faz parte do programa Local Stars da TAP Linhas aéreas. Programa que a cada dois meses convida um grande chef português para assinar o menu da classe executiva, enquanto celebra uma região e uma matéria prima de Portugal.
Durante o “Bolsa Turismo Lisboa”, evento realizado no último dia 29 de fevereiro, o presidente da TAP Luis Rodrigues afirmou: “Temos a felicidade de poder abraçar esses chefs. Trazer a melhor gastronomia portuguesa a bordo de nossos aviões. Com o evento Michelin, ficou claro que a nossa gastronomia está em um nível que nunca teve. E quem viajar com a TAP vai ter a oportunidade de experimentar os melhores pratos dos melhores chefs de Portugal”.
O programa Local Stars divulgou a lista dos chefs que farão parte do rodízio de menus nos próximos anos de 2024 e 2025.
No evento ainda foi divulgado que a oferta de voos do Brasil para Portugal vai aumentar para 96 voos semanais, saindo de 11 capitais diferentes. Seu maior número na história. A marca portuguesa aposta muito no mercado brasileiro e quem retorna ao Brasil de classe executiva terá a chance de degustar as delícias das melhores cozinhas lusitanas.
O correspondente viajou a Portugal a convite da TAP Linhas aéreas, do Turismo do Porto e Norte e Turismo de Portugal.