sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioCiência e tecnologiaRodovia exclusiva para cápsulas autônomas: como o Japão quer substituir os caminhões

Rodovia exclusiva para cápsulas autônomas: como o Japão quer substituir os caminhões

Para lidar com a crescente escassez de motoristas de caminhão, o governo do Japão revelou um projeto inovador baseado em uma rodovia exclusiva para cápsulas autônomas transportando mercadorias. A ideia foi delineada há alguns meses e ganhou novos contornos, deixando um pouco mais claro como pode funcionar.

Além do potencial de revolucionar a logística local, a solução é considerada eficiente para os problemas de congestionamento e poluição. Atualmente, os caminhões são a espinha dorsal do transporte de mercadorias nas cidades, mas enfrentam desafios como o impacto ambiental e a falta de motoristas. O Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo (MLIT) japonês prevê que, até 2030, o país sofrerá um déficit de 34% de capacidade no setor de transporte, devido à aposentadoria de motoristas e à falta de novos profissionais.

Um sistema repleto de tecnologias autônomas

Na rodovia, as cápsulas de carga autônomas poderão circular dia e noite sem interferir no tráfego convencional usando faixas extras nos acostamentos ou canteiros centrais – e até em estruturas subterrâneas. Os depósitos ao longo da rota também serão automatizados, com sistemas que carregam e descarregam mercadorias de forma autônoma, incluindo empilhadeiras com piloto automático e drones.

Pontos estratégicos ao longo da rodovia poderão ser usados pelas cápsulas para ajustar o tempo de chegada, permitindo maior precisão no fluxo e na distribuição de mercadorias, sem a necessidade de grandes armazéns. Uma cúpula de vidro deverá proteger as pistas, evitando interferências externas e acidentes, além de garantir a segurança das mercadorias.

As cápsulas autônomas serão projetadas para carregar paletes de 1,1 m de largura e 1,8 m de altura, com a capacidade de transportar também embalagens menores e de formatos irregulares. Se bem-sucedido, o projeto tem potencial de reduzir a dependência de trabalho humano em até 17.000 pessoas por dia.

O primeiro passo será a construção de um trecho de teste de 500 km entre Tóquio e Osaka, com início das operações previsto para 2027 e plena implementação na década de 2030. O governo do Japão já iniciou a busca por empresas privadas interessadas em contribuir para o desenvolvimento da infraestrutura necessária para as cápsulas autônomas.

Via New Atlas

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui