sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioCiência e tecnologiaRocha lunar é observada agindo de forma estranha

Rocha lunar é observada agindo de forma estranha

Um grupo de cientistas, ao investigar rochas na superfície da Lua, podem ter descoberto algumas que se comportam diferente do que se pensava. Essas pedras estão cobertas de poeira lunar que não refletem a luz do Sol como o esperado, e os pesquisadores acreditam que isso possa ter a ver com o magnetismo do regolito.

Para quem tem pressa:

  • Os pesquisadores procuravam por rochas fraturadas quando encontraram uma no Redemoinho Gamma que refletia a luz estranhamente;
  • Acredita-se que a causa dessa estranheza esteja relacionado às características da poeira por qual a rocha está coberta;
  • Mais pesquisas são necessárias e podem acabar revelando mais coisas sobre a crosta lunar.

As rochas foram encontradas enquanto os pesquisadores procuravam por pedras fraturadas com cerca de um metro de diâmetro a partir de imagens coletadas pelo Lunar Reconnaissance Orbiter da NASA, uma sonda que orbita a Lua. A descoberta foi publicada recentemente na revista Journal of Geophysical Research – Planets.

Cerca de 130 mil pedras fraturadas foram inicialmente encontradas usando uma inteligência artificial que analisou cerca de um milhão de fotos capturadas pela sonda lunar. Dessas, metade foram verificadas pelos cientistas, e uma delas, na região do Redemoinho Gamma, chamou a atenção dos pesquisadores.

A rocha reflete luz de forma estranha

Percebeu-se que a pedra possuía áreas escuras, refletindo menos luz em direção ao Sol do que as outras. Os pesquisadores suspeitam que isso se dê devido à estrutura particular da poeira lunar, bem como sua densidade e tamanho.

Normalmente, a poeira lunar é muito porosa e reflete muita luz de volta na direção da iluminação. No entanto, quando a poeira é compactada, o brilho geral geralmente aumenta. Este não é o caso das rochas cobertas de poeira observadas.

Marcel Hess, coautor da pesquisa, em comunicado

Os pesquisadores apontam que apenas algumas rochas lunares cobertas de regolito refletem a luz de forma estranha, mas o que causa essa anomalia ainda não foi identificado. Devido às propriedades eletrostáticas da poeira, o magnetismo tem sido apontado como a explicação. A hipótese é que o vento solar levanta a poeira que acaba indo parar nas rochas.

Agora, os cientistas esperam dar continuidade nas observações dessas rochas e entender porque essas pedras atraem certo tipo de poeira lunar. A resposta pode ajudar a entender quais são os processos que alteram e formam a crosta da Lua.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui