domingo, julho 7, 2024
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Robotáxis podem voltar para as ruas dos EUA

A Cruise, subsidiária da General Motors (GM), faz planos para reverter a atual crise em que se encontra. A empresa planeja relançar o serviço de veículos autônomos em uma nova cidade nos Estados Unidos e só depois analisar o plano de expansão para o restante do país.

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Novos planos

O anúncio é um revés para os ambiciosos planos da Cruise, que pretende oferecer corridas de robotáxis em diversas cidades dos Estados Unidos.

Uma vez que tenhamos tomado medidas para melhorar nossa cultura de segurança e reconstruir a confiança, nossa estratégia é relançar em uma cidade e provar nosso desempenho lá, antes de expandir.

Cruise, em comunicado

A empresa ainda afirmou que vai concentrar esforços na produção dos ônibus Cruise Origin totalmente sem motorista. Mas observou que serão necessárias novas demissões para readequar a estratégia da companhia. As informações são da Reuters.

Cruise
Veículo autônomo da Cruise (Imagem: Michael Vi/Shutterstock)

Crise da Cruise

A intenção de relançar os serviços de veículos autônomos foi confirmada em meio a uma onda de notícias negativas para a empresa. Nos últimos dias, o cofundador e CEO, Kyle Vogt, e Daniel Kan, também cofundador e diretor parceiro na gestão da Cruise, se demitiram.

Além disso, nas últimas semanas, o Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia decidiu suspender temporariamente as operações da empresa após o atropelamento de um pedestre. O caso ocorreu no dia 2 de outubro, em São Francisco, nos Estados Unidos.

De acordo com a empresa, “um veículo conduzido por humanos atingiu a pedestre enquanto trafegava na pista imediatamente à esquerda de um veículo autônomo”. Ainda segundo o comunicado divulgado, o impacto teria sido tão grande que lançou a mulher contra o robotáxi.

Depois disso, a Cruise suspendeu sua frota também nos estados do Arizona, Flórida e Texas enquanto reavalia os protocolos de segurança. Ela também interrompeu a produção dos ônibus Cruise Origin totalmente sem motorista.

E mais recentemente, confirmou a demissão de funcionários que atuavam na manutenção da frota e anunciou o recall de 950 veículos, reconhecendo que, em determinadas situações, o sistema de direção autônoma interpreta equivocadamente o acidente como uma colisão lateral, ordenando que o veículo encoste na lateral da pista em vez de permanecer parado. Nesses casos, há risco de atropelamento.

Além de todos esses problemas, a Cruise está sendo alvo de uma investigação da Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário dos Estados Unidos para determinar se a Cruise tem adotado as medidas de segurança adequadas para o oferecimento do serviço. Em dezembro do ano passado, o mesmo órgão anunciou que iria apurar relatos de que os robotáxis “podem se envolver em frenagens bruscas inadequadas ou ficar imobilizados”.

Longo histórico de ocorrências envolvendo os veículos autônomos

  • A Cruise não divulgou em qual cidade pretende relançar as suas operações, mas é improvável que seja em São Francisco.
  • Algumas autoridades municipais e moradores da cidade citam recorrentes acidentes envolvendo os carros da empresa.
  • Segundo um levantamento dos bombeiros da cidade, veículos com a tecnologia interferiram em pelo menos 66 ocorrências desde maio de 2022.
  • A corporação observa que os carros autônomos já invadiram cenas de ocorrências policiais, bloquearam cruzamentos e obstruíram a passagem de veículos de emergência.

Via Olhar Digital

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