Um Tesla que transportava um passageiro como Uber e usava a direção autônoma do veículo colidiu com um SUV em um cruzamento no subúrbio de Las Vegas em abril, um acidente que gerou novas preocupações de que um grupo crescente de “robotaxis” autointitulados esteja explorando uma área cinzenta regulatória nas cidades dos EUA, colocando vidas em risco. As informações são da Reuters.
O CEO da Tesla, Elon Musk, planeja apresentar um carro autônomo para serviços de transporte em 10 de outubro, enquanto motoristas já estão usando o software Full Self-Driving (FSD) da empresa, que, apesar de suas limitações, ajuda a reduzir o estresse e aumentar a renda.
Mais sobre a colisão
- O acidente está sendo investigado por autoridades federais.
- O motorista da Tesla, Justin Yoon, afirmou que o software não desacelerou ao se aproximar de um SUV, e filmagens mostram que ele estava sem as mãos no volante, tendo que assumir o controle em cima da hora.
- Ambos, Yoon e seu passageiro, sofreram ferimentos leves, e o carro foi totalmente destruído.
As regulamentações para táxis autônomos variam bastante: enquanto empresas como Waymo e Cruise operam com testes rigorosos e supervisão humana, motoristas da Tesla são considerados os únicos responsáveis por seus veículos, mesmo ao usar o FSD.
As empresas de transporte Uber e Lyft enfatizam que os motoristas devem garantir a segurança, citando diretrizes que pedem atenção constante ao dirigir. A Tesla não comentou sobre o acidente, e a Reuters não conseguiu entrar em contato com o passageiro ou o outro motorista envolvido.