sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioCiência e tecnologiaRobotáxis da Waymo vão começar a operar em Los Angeles

Robotáxis da Waymo vão começar a operar em Los Angeles

A partir desta quinta-feira, os robotáxis da Waymo passam a operar em Los Angeles. O serviço da empresa vai começar a oferecer viagens gratuitas para algumas das cerca de 50 mil pessoas que se inscreveram em seu serviço de carona sem motorista. As informações são da ABC News.

A expansão dos serviços de robotáxi da Waymo para Los Angeles ocorre sete meses após órgãos reguladores da Califórnia autorizarem robotáxis da empresa a começar a cobrar por viagens por 24 horas ao dia em San Francisco.

Tal aprovação ocorreu mesmo com objeções das autoridades locais, que alegaram que os veículos sem condutor da Waymo, ou de qualquer outra empresa, representam riscos para a segurança pública.

Corridas serão gratuitas, mas só por enquanto

  • Neste início de atuação em Los Angeles, a Waymo não vai cobrar pelas viagens em seus robotáxis.
  • No entanto, a empresa disse em um blog ao anunciar expansão para a segunda maior cidade dos Estados Unidos que eventualmente cobrará tarifas dos passageiros.
  • A Waymo também vai iniciar operações comerciais em Austin, Texas, ainda este ano. Com isso, terá atuação de seu serviço de robotáxis em quatro grandes cidades dos EUA.
  • Além de Los Angeles, Austin e San Francisco, a empresa também já opera em Phoenix, Arizona, desde 2020.
(Imagem: T. Schneider / Shutterstock.com)

Os robotáxis em Los Angeles não vão atuar na cidade inteira, a princípio. As corridas gratuitas cobrirão uma área de 101 quilômetros quadrados que vai de Santa Monica ao centro da cidade.

A Comissão de Serviços Públicos da Califórnia aprovou a expansão para Los Angeles, enquanto na opinião pública ainda há cautela e receio sobre o uso dos robotáxis.

Um acidente ocorreu em outubro, em São Francisco, quando um robotáxi da Cruise arrastou um pedestre atropelado por outro carro operado por um humano, por 6 metros, enquanto viajava a cerca de 11 km/h antes de parar.

O episódio levantou mais medo na população e nas autoridades, e a Cruise foi punida: os reguladores da Califórnia suspenderam a licença estadual da empresa e desencadearam uma grande mudança nesse serviço. Até o momento, nenhum dos robotáxis da Waymo se envolveu em acidentes graves.

robô-taxi
(Imagem: Sundry Photography / Shutterstock.com)

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui