Trabalhando em parceria com a Motional, a Hyundai deu mais um passo rumo a produção de veículos totalmente autônomos, ou os também chamados robotáxis. Conforme divulgado pela InsideEVs, a versão do Ioniq 5 sem motorista da montadora foi aprovada em um exame simulado de carteira de motorista em Las Vegas, no qual passou sem cometer um único erro.
O que você precisa saber:
- O teste de direção ocorreu em um percurso fechado, mas com trânsito e possíveis perigos que poderiam ter causado erro no veículo;
- A prova não é, claro, considerada válida, já que o EV não pode receber uma carteira de motorista, mas adiciona confiança ao sistema de direção e segurança do AV;
- Lançado em 2021, o modelo Ioniq 5 é um SUV elétrico construído na plataforma modular Electric-Global. A versão autônoma do EV teve estreia em 2022 como opção para a Uber;
- O modelo já ganhou diversos prêmios dada sua segurança e tecnologia de ponta, entre eles o de melhor Carro Elétrico Mundial.
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Veja o vídeo do teste abaixo:
A Hyundai lançou a versão robotáxi do Ioniq 5 como uma opção de carona para Uber em Las Vegas no final de 2022. Atualmente, o autônomo de nível 4 possui 30 sensores e câmeras para monitorar o entorno e um motorista de segurança presente no carro para intervir em situações complexas — no caso do teste para carteira de motorista, a responsabilidade ficou a cargo da instrutora avaliando o veículo.
O plano da Hyundai é estender o serviço de robotáxi com Ioniq 5 para Los Angeles e para outras grandes cidades dos EUA. O modelo também já foi testado em Boston e San Diego, bem como no trânsito de Cingapura e Coreia do Sul, país sede da Hyundai. Não ficou claro se, quando o serviço for disponibilizado, ainda terá um motorista humano presente no AV.