sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioCiência e tecnologiaRobotaxi autônomo falha e trava escolta de candidata à presidência dos EUA

Robotaxi autônomo falha e trava escolta de candidata à presidência dos EUA

A Waymo está dando o que falar desde que colocou seus carros autônomos nas ruas de São Francisco. Após acidentes que causaram dois recalls, dessa vez um robotaxi da empresa travou a comitiva da vice-presidente e candidata à presidência dos Estados Unidos Kamala Harris.

Um vídeo divulgado pela emissora americana ABC mostra o momento em que a escolta que acompanhava a vice-presidente trava após um robotaxi ficar parado ao tentar realizar uma conversão. Um policial então precisou intervir, entrando no veículo e dirigindo-o manualmente para tirá-lo do caminho. 

São Francisco e os robotaxis 

A cidade da Califórnia vem sendo uma das pioneiras no quesito carros autônomos, mas isso não significa que está sendo fácil. A Cruise perdeu sua licença para operar carros autônomos na cidade após diversos incidentes, incluindo um atropelamento.

Já a Waymo teve dois recalls recentes, incluindo um após um carro sem motorista colidir com um poste. O caso não foi em São Francisco, mas mostra as dificuldades dessas empresas em operarem no setor.

Imagem: shutterstock/Sundry Photography

Isso não significa, entretanto, o que os carros autônomos não estão melhorando. Dados recentes do The Frisic indicam que os incidentes envolvendo veículos sem motoristas começaram cair, mostrando que os testes podem estar encontrando um bom caminho.

Recentemente, a Waymo postou no X que tinha adicionado 16 quilômetros quadrados à área de serviço de robotáxis na região de São Francisco. A ideia é incluir cidades menores que ficam ao redor, como Daly City, Broadmoor, Colma. E a empresa também quer colocar seus carros autônomos em áreas de embarque e desembarque no aeroporto.

São Francisco, que até então não cobra multa de carros autônomos, anunciou que vai mudar isso em 2026 com uma nova lei que permite as autoridades de trânsito multarem esses veículos. Nesse caso, a multa não vai para o motorista (já que ele não existe) e sim para a empresa que opera a frota.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui