Na Arena Pacaembu, o sentimento era de frustração nesta sexta-feira (19) pelo cancelamento do show de Roberto Carlos. No início da noite, o público que ainda não sabia da decisão, ocorrida no meio da tarde, começou a chegar. “Ridículo”, disse uma mulher que preferiu não se identificar. Acompanhada da mãe, ela soube apenas no local que não haveria apresentação.
Na porta do estádio, uma mulher com a camiseta do Mercado Livre Arena anotou o nome das duas e sugeriu que elas ficassem de olho nas redes sociais da casa para saber sobre a nova data. O comerciante Leonildo Fabiano, 73, também só soube do cancelamento ao chegar no local. Ele veio de Campinas, no interior de São Paulo, acompanhado pela mulher, Cecília de Mello.
“Acho uma falta de respeito muito grande. Com tantas formas de comunicação que existem hoje, a empresa não avisar nada… É desagradável”, disse Fabiano, que diz esperar por uma nova data. “Estou no fim da vida. E o Roberto também. Quero ver mais um show dele”.
A cirurgiã dentista Luciana Oliveira, de Indaiatuba, também no interior paulista, além de frustrada, estava assustada com a notícia de que a casa não oferecia segurança. Seria a primeira vez dela em um show do Roberto Carlos. Pagou R$ 1.650 para ficar na frente.
“A maioria do público do Roberto é de idosos. Se acontecesse um incidente lá dentro, como essas pessoas iriam correr, sair?”, questionou. Luciana diz que considera pedir a devolução do dinheiro. “Depois disso, fiquei com medo de voltar aqui”, afirmou.
O casal Lucas e Mina Aliberti chegou ao Pacaembu por volta das 18h50 e também só soube do cancelamento ao ser abordado pela reportagem do Estadão. Eles trouxeram os pais de Lucas, Renata e Jorge, que moram em Piracicaba (interior de SP) e ganhariam o show de Roberto como presente.
“Era uma surpresa. Dissemos para eles que iríamos a um encontro da igreja”, conta. Mina afirmou que pagou R$ 60 para estacionar o carro em um dos estacionamentos conveniados do Mercado Livre Hall e que o atendente ainda lhe disse “bom show!”, sem avisar que o evento estava cancelado.
Apesar de tudo, o quarteto encarou o fato com bom humor. “É pegadinha!”, disseram, quase ao mesmo tempo. Eles pagaram R$ 1.650 em cada ingresso.
A reportagem procurou a assessoria de imprensa da Allegra Pacaembu para saber como a comunicação do cancelamento foi feita para quem comprara ingresso, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto.
No horário marcado para a abertura dos portões, às 19h, o que se via na passarela montada no meio do gramado para o público poder acessar o local do show era o vai e vem de trabalhadores que deixavam o Pacaembu ainda em obras.
Como conseguir reembolso
Em um novo comunicado, a Allegra Pacaembu e a produtora Four Even Eventos e Produções informaram que aqueles que adquiriram os ingressos de forma online devem entrar em contato pelo canal de atendimento (WhatsApp 0800-232-0800) para o reembolso.
“Para quem adquiriu ingressos físicos, informaremos nos próximos dias qual será a forma de devolução dos valores”, afirmou.
O Procon-SP já foi acionado afirma que o reembolso está garantido pelo Código de Defesa do Consumidor e sugere que os consumidores entrem em contato no site (www.procon.sp.gov.br) caso não obtenham respostas sobre a política de reembolso ou na falta de outras explicações.