Robert Downey Jr. ganhou o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante por seu papel como o físico Lewis Strauss em “Oppenheimer” durante o Bafta — conhecido como o Oscar britânico — na noite de domingo (18).
Ao aceitar o prêmio, Downey agradeceu mais uma vez ao diretor do filme, Christopher Nolan. Ao relembrar os momentos chave de sua carreira, a fala do ator viralizou, já que o ator cita seu papel durante mais de uma década como Tony Stark, o Homem de Ferro, nos filmes da Marvel.
“Eu interpretei um cara chamado Tony no MCU [Marvel Cinematic Universe] por mais ou menos 12 anos. Recentemente, esse cara, Chris Nolan, sugeriu que eu tentasse algo mais sutil em um esforço desesperado para talvez ressuscitar minha credibilidade”, falou Downey, fazendo a plateia dar risadas.
“Eu divido esse prêmio com os outros indicados. Tem sido um ano excepcional”, completou.
Robert Downey Jr. gives a whistle stop tour of his life as he accepts his Supporting Actor BAFTA! #EEBAFTAs pic.twitter.com/jvsyuPnwxB
— BAFTA (@BAFTA) February 18, 2024
Pouco antes da estreia de “Oppenheimer”, Robert Downey Jr. já havia declarado que considerava este o melhor filme de toda sua carreira.
Durante as entrevistas à imprensa para a estreia do longa, Downey se emocionou ao agradecer Nolan pelo papel: “Eu estava em um ponto da minha carreira em que precisava de alguém que tivesse uma visão do que era possível para mim, que eu não conseguia ver por mim mesmo.”
Robert Downey Jr. concorre ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por seu papel em “Oppenheimer”. O longa foi o grande vencedor do Bafta no domingo, levando para casa sete prêmios, incluindo o de Melhor Filme.