sexta-feira, setembro 20, 2024
InícioGeralRJ fecha todos os parques estaduais para evitar incêndios

RJ fecha todos os parques estaduais para evitar incêndios

O governo do Estado do Rio de Janeiro fechou neste sábado, 14, todos os parques estaduais por tempo indeterminado em função da escalada de incêndios nos últimos dias, marcados por altas temperaturas e tempo seco. São Paulo já havia adotado medida semelhantes.

O secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, anunciou que a visitação de turistas foi suspensa e que as equipes de guarda-parques estão em campo para combater os incêndios.

Neste sábado, o Corpo de Bombeiros local informou já ter dirimido um total de 139 incêndios florestais. Na sexta 13, foram 333 focos de incêndio vencidos no Estado.

Na tarde deste sábado, 14, informou a corporação, houve notificação de outras 60 ocorrências de fogo em vegetação no território fluminense. Cerca de 1,1 mil militares estão a postos para combate às chamas. Desde o início do ano, já foram mais de 16,5 mil ocorrências de incêndios florestais.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), identificou via satélite 109 focos de incêndio no Rio nesta sexta, até então a pior medição de setembro. No acumulado, mesmo a três meses e meio do fim, 2024 já é o pior ano com relação a incêndios florestais em sete anos, desde 2017.

Visitação nos parques do RJ fica vedada enquanto durar estiagem

Incêndio na Serra da Beleza, no interior do Rio de Janeiro | Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros RJ

O fechamento por tempo indeterminado dos parques foi anunciado por Rossi nas redes sociais. Segundo ele, as unidades de conservação “ficarão interditadas à visitação durante o período de estiagem”.

De acordo com Rossi, em caso de ações criminosas, os terrenos em questão serão embargados e não poderão ser utilizados. “É importante falar que estamos com uma parceria muito grande com a delegacia de proteção ao meio ambiente, contra os crimes ambientais. Importante dizer que as pessoas façam suas denúncias, porque, infelizmente, tem muita gente que aproveita os momentos de seca para cometer crimes ambientais”, disse.


Redação Oeste, com informações da Agência Estado

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui