segunda-feira, julho 8, 2024
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Rivian revela R2, EV mais acessível e autonomia de 482 km

A Rivian revelou o seu próximo veículo elétrico, o R2, SUV mais acessível que a empresa espera ter apelo muito mais amplo que suas camionetes R1T e SUVs R1S estilosos e caros.

O R2 não será produzido até a primeira metade de 2026, mas, quando for lançado, terá autonomia estimada de mais de 482 quilômetros, tempo de aceleração de 0-100 km/h em três segundos e preço inicial de US$ 45 mil (R$ 222,09 mil, em conversão direta) – colocando-o um pouco abaixo do preço médio atual de venda de um veículo a combustão novo. O preço poderá ser ainda menor se o veículo se qualificar para o crédito federal dos EUA de imposto de US$ 7,5 mil (R$ 37,01 mil) para veículos elétricos.

Reservas do Rivian R2

  • Interessados já podem reservar o R2 pagando US$ 100 (R$ 493,55);
  • As entregas estão previstas para começar na primeira metade de 2026;
  • Segundo o The Verge, a capacidade da Rivian de cumprir esse cronograma será desafio central para a empresa de EV;
  • Para o caminhão R1T, por exemplo, alguns dos primeiros clientes tiveram que esperar muito tempo antes de receberem seus veículos;
  • Criar veículo elétrico mais acessível para parcela maior de pessoas é crucial para a viabilidade de longo prazo da Rivian.
Imagem: Divulgação/Rivian

A empresa precisa de veículo menos caro se quiser competir com sucesso da Tesla e de outras montadoras tradicionais (BYD também se encaixa nesse bolo) que dominam atualmente as vendas. Desde sua revelação em 2018, a empresa se posicionou como fabricante de veículos de aventura ideais para acampamentos e atividades off-road.

Embora os veículos da Rivian sejam usados na maioria das vezes para atividades mais mundanas, como viagens a lojas de construção e treinos de futebol, a empresa sabe que caminhões e SUVs são os veículos mais populares nas estradas hoje em dia.

Muitos detalhes já haviam sido vazados antes do lançamento, realizado nesta quinta-feira (7), como as especificações, o local do evento e até mesmo uma imagem embaçada do R2 em si. Contudo, a Rivian ainda tinha muito para liberar durante o evento.

O Rivian R2 terá variações de motor único, duplo e triplo. O veículo terá a porta NACS da Tesla construída nativamente. Curiosamente, as portas de carga estarão na parte traseira do veículo, em comparação à parte frontal dos modelos R1T e R1S. Isso provavelmente acontece porque a Tesla coloca suas portas de carga na parte traseira para melhor acesso aos Superchargers da empresa.

Veja a revelação do R2, realizada nesta quinta-feira (7):

Novas células de bateria e capacidades autônomas

O R2 contará com novas células de bateria cilíndricas da Rivian, o modelo 4695, 15 mm mais alto que as células 4680 da Tesla. A empresa promete computação mais poderosa, complementada por conjunto de sensores, composto por 11 câmeras e cinco radares. O R2 terá “capacidades autônomas dramaticamente aprimoradas”, embora a empresa não tenha especificado qual nível de automação está buscando.

Ele tem 4,71 m de comprimento, menos de um metro menor que um Tesla Model Y, ou cerca de 38 cm menor que um R1S. Sua largura é de 1,9 m, ou 2,14 m com os espelhos, e sua altura é de 1,69 m.

A distância entre-eixos é de 2,93 m de comprimento. Há espaço considerável no compartimento da frente, que pode guardar mala de mão e mochila, ou até seis sacolas de compras reutilizáveis.

Imagem: Divulgação/Rivian

Interior e recursos do R2

De acordo com a proposta “aventureira” da empresa, o R2 também contará com sistema de fixação de bicicletas que pode ser facilmente conectado às portas traseiras do veículo.

O interior do R2 apresenta grandes mudanças em relação à linha R1. Reconhecendo que foram criticados por não incluir porta-luvas nos modelos R1T e R1S, o CEO da Rivian, RJ Scaringe, disse que eles “ultrapassaram o esperado” com o R2, que terá dois porta-luvas. Ambos parecem ser bastante espaçosos.

O volante também possui nova característica: duas rodas de rolagem gigantes. As rodas terão feedback tátil dinâmico, mas Scaringe diz que é preciso usá-las para realmente apreciar seu valor. “Leva osso botão de rolagem existente e realmente o leva a nível que é difícil de apreciar totalmente, a menos que você esteja sentado no carro”, disse.

O banco traseiro pode ser rebatido para fornecer espaço adicional – e os bancos da frente também podem ser rebatidos. Scaringe afirmou ainda que essa seria configuração ideal para quem está interessado em dormir no R2 da Rivian durante a noite.

Imagem: Divulgação/Rivian

Mais anúncios da Rivian

Além do R2, a empresa também anunciou o R3, SUV compacto mais esportivo, e sua versão de alto desempenho, o R3X. A Rivian disse que o R3 será ainda mais barato do que o R2, mas não revelou o preço exato. As reservas para o R3 serão abertas posteriormente. Scaringe descreveu os lançamentos como o futuro da empresa.

O The Verge relata que a montadora enfrenta teste existencial ao revelar seus planos de colocar seu próximo veículo em produção.

A empresa declarou prejuízo de US$ 1,58 bilhão (R$ 7,79 bilhões) nos últimos três meses de 2023, totalizando perdas líquidas anuais de US$ 5,4 bilhões (R$ 26,65 bilhões). Também anunciou planos de demitir 10% de seus funcionários assalariados, a terceira rodada de demissões nos últimos dois anos.

A fabricante também planeja fechar sua fábrica em Normal, Illinois (EUA) por várias semanas para fazer melhorias na linha R1. E, em breve, iniciará a construção de nova fábrica no valor de US$ 5 bilhões (R$ 24, 67 bilhões) na Geórgia (EUA). O R2 pode não salvar a Rivian sozinho, mas certamente terá papel importante para manter a empresa em funcionamento.

Abaixo, confira mais imagens do Rivian R2:

Via Olhar Digital

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