O Koo, rede social que ganhou popularidade no Brasil em 2022, encerrou suas atividades na terça-feira 2. Os cofundadores Aprameya Radhakrishna e Mayank Bidawatka citaram dificuldades financeiras como motivo para o fechamento.
Segundo Radhakrishna e Bidawatka, o Koo enfrentou “sérios problemas” e várias tentativas fracassadas de levantar fundos nos últimos dois anos. A situação foi agravada pelo impacto negativo do mercado de financiamento sobre startups.
O escritório brasileiro da rede social publicou um comunicado no Twitter/X. Os usuários que tentam acessar a plataforma agora se deparam com uma mensagem de encerramento, que informa sobre seu fechamento iminente.
Koo anuncia seu encerramento hoje devido a um ambiente de financiamento ruim. Obrigado por tudo Brasil. Nós amamos vocês. O passarinho amarelo diz um último adeus… 🐣💔 pic.twitter.com/zCcYeMqvLN
— 🐥 Koo Brazil (@KooForBrasil) July 3, 2024
O surgimento da rede social Koo
O Koo foi lançado em 2020, mas se popularizou na Índia em 2021, durante um período de tensão entre o Twitter/X e o governo de Narendra Modi. Inicialmente, a plataforma contou com o apoio da Tiger Global, uma grande empresa de investimentos dos Estados Unidos.
No Brasil, a rede social ganhou popularidade em novembro de 2022, depois de instabilidades que geraram rumores de que a rede social recém-adquirida pelo bilionário Elon Musk, dono da Tesla e da SpaceX, chegaria ao fim.
Na época, a plataforma gerou um “festival de memes” devido ao seu nome sugestivo, que se refere ao canto de um pássaro, o que ajudou a alavancar sua popularidade no Brasil. A rede social contava com 13,3 milhões de usuários brasileiros registrados.