sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioGeralRio Grande do Sul tem previsão de frio de 5ºC e geadas

Rio Grande do Sul tem previsão de frio de 5ºC e geadas

Temperaturas abaixo de 5ºC e risco de geada são esperados no Rio Grande do Sul a partir da próxima segunda-feira, 13. Além disso, há previsões de novos recordes de frio entre terça-feira 14 e quarta-feira 15. 

A Defesa Civil intensifica o alerta por causa do retorno das chuvas e da formação de uma nova frente fria, que pode elevar os acumulados de chuva a mais de 150 milímetros em várias regiões. Por esse motivo, há risco de temporais, especialmente na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Áreas como a Fronteira Oeste podem enfrentar temperaturas abaixo de 5ºC. Há risco de geada, o que intensifica o alerta já emitido pela Defesa Civil por causa dos recentes temporais.

As temperaturas no Rio Grande do Sul começaram a cair na sexta-feira 10 — dia mais frio do ano em Porto Alegre, com mínima de 12,6ºC e máxima de 18,3°C, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), reportados pela Climatempo.

Temperaturas recordes e frente fria no Rio Grande do Sul

O fim de semana terá temperaturas mais amenas em razão do tempo chuvoso e da entrada de ar frio polar, causada por uma frente fria. 

Na terça-feira, o Rio Grande do Sul deve registrar temperaturas abaixo de 5°C, propícias para a formação de geada. Na próxima quarta-feira, 15, essa condição se repete na fronteira com o Uruguai, com temperaturas similares ao amanhecer. 

Além do frio, a chuva

A chuva retornou ao Estado e elevou o alerta das autoridades. Espera-se que o volume de chuva no fim de semana ultrapasse 150 milímetros em grande parte do estado. 

As chuvas serão mais intensas no centro-leste e nordeste do Estado, conforme o Inmet. A Região Metropolitana de Porto Alegre também enfrentará temporais. Neste domingo, 12, deve ser o dia com maior volume de chuva, com possíveis acumulados superiores a 80 milímetros. 

Com os temporais previstos para a região das bacias do Guaíba, o nível pode ultrapassar novamente os 5 metros.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui