quinta-feira, julho 4, 2024
InícioGeralRio Grande do Sul encara alerta laranja de tempestade

Rio Grande do Sul encara alerta laranja de tempestade

Na manhã desta terça-feira, 18, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para tempestades no Rio Grande do Sul. O aviso é válido até às 23h59 de hoje.

Chuvas entre 30 e 60mm/h, ventos intensos de 60 a 100km/h e granizo são os fenômenos esperados para municípios próximos a Ijuí, Santa Maria e Bagé. Cidades localizadas nas fronteiras com a Argentina e o Uruguai também devem ser atingidas.

Clique na imagem abaixo para visualizar o mapa em tamanho real

Mapa do Inmet mostra parte do Rio Grande do Sul sob o alerta laranja para tempestades - 18/6/24 | Foto: Reprodução/Inmet
Mapa do Inmet mostra parte do Rio Grande do Sul sob o alerta laranja para tempestades – 18/6/24 | Foto: Reprodução/Inmet

As agências meteorológicas têm alertado sobre a volta dos temporais no Estado e o risco de inundações. Segundo boletins do MetSul, mais de 300 milímetros de chuva são esperados na região de Campos de Cima da Serra até a sexta-feira, 21.

As chuvas devem encher as bacias dos rios Uruguai, Jacuí, Taquari, Sinos, Gravataí e Caí. Por isso, o Estado também está em alerta para o aumento do nível do Delta do Jacuí e do Guaíba nos próximos dias.

No último fim de semana, os acumulados de água atingiram cidades do norte e noroeste do Rio Grande do Sul. Em Estrela, o rio Taquari subiu de 12,85 metros na manhã de domingo, dia 16, para 22,18 metros na manhã de segunda-feira, dia 17. Em maio, o rio, um dos afluentes do Guaíba em Porto Alegre, atingiu um pico de 33 metros.

O que fazer durante as tempestades?

Em caso de tempestades com rajadas de vento, o Inmet recomenda que as pessoas evitem se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas.

Também é aconselhado não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, devido ao perigo de queda.

Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia para evitar danos e acidentes. Para obter mais informações e orientações, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui