A partir de dezembro, ricos e famosos vão ganhar um terminal exclusivo no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
Para acessar o local e nele permanecer por três horas, o passageiro deve pagar R$ 3,4 mil. A área VIP terá capacidade para atender 14 passageiros por hora, o que totaliza, aproximadamente, cem por dia. Isso representa menos de 1% dos 120 mil viajantes diários do aeroporto.
A operação será realizada sob a marca do banco BTG Pactual, que adquiriu os direitos de uso do espaço. A construção, com 2,4 mil metros quadrados, custou R$ 80 milhões.
Primeiro terminal VIP da América Latina
Esse terminal VIP é o primeiro da América Latina, similar a salas reservadas para ricos e famosos nos EUA. A iniciativa visa a responder à percepção de perda de exclusividade nos serviços, com filas nas salas VIP já existentes.
Atualmente, cerca de 16% dos cartões de crédito são da categoria premium, que oferece acesso a esses locais. Em 2011, esse número era de apenas 5%.
Experiência exclusiva para passageiros no Aeroporto de Guarulhos
Os passageiros serão recebidos por um funcionário, que os conduzirá para verificação de documentos, emissão do cartão de embarque e despacho de bagagens.
Ao chegar na sala de embarque, terão acesso a espaços com gastronomia do chef Ivan Ralston — um dos mais famosos do Brasil —, e drinks do The Punch Bar, de Ricardo Miyazaki.
Na hora do embarque, os passageiros podem escolher ser os primeiros ou os últimos a entrar na aeronave. Além disso, eles vão chegar à porta do avião em um carro elétrico.
Fabio Camargo, CEO do novo terminal do BTG Pactual, disse à CNN Brasil que o preço cobrado reflete a exclusividade e experiência oferecida, similar a terminais que atraem celebridades em busca de privacidade antes do voo.