Em 2013, uma curadora de arqueologia comprou um vestido de seda da Era Vitoriana, período entre 1837 e 1901 no qual a Rainha Vitória comandou a Inglaterra. A surpresa foi a descoberta de um código secreto escondido na roupa. Uma década depois, o segredo foi finalmente revelado.
Leia mais
{{#values}}
{{#ap}}
{{/ap}}
{{^ap}}
{{/ap}}
{{/values}}
Criptograma do Vestido de Seda
- Sara Rivers-Cofield adquiriu o vestido no estado americano do Maine.
- Ela descobriu um bolso escondido na parte interna da roupa, onde havia vários papéis amassados.
- Um deles chamou a atenção por apresentar duas frases que, na época, não faziam nenhum sentido.
- O caso ficou conhecido como “Criptograma do Vestido de Seda” e o mistério chegou a figurar entre os 50 principais códigos sem solução do mundo por décadas.
- O responsável por desvendar o enigma foi o analista de informática Wayne Chan, da Universidade de Manitoba, no Canadá.
- Ele descobriu o significado da mensagem e a data provável de sua confecção: 27 de maio de 1888.
- As conclusões foram publicadas na revista científica Cryptologia.
Qual o segredo por trás da mensagem?
Wayne Chan descobriu que as frases eram, na verdade, observações meteorológicas. Segundo ele, as mensagens eram um tipo de código telegráfico usado pelo Exército dos Estados Unidos e o Escritório do Clima do país no século XIX para compartilhar previsões do tempo para cidades da forma mais barata possível.
Na época, mandar um telegrama era muito caro. Por isso, alguns códigos eram usados comercialmente e em larga escala. Já no caso do Criptograma do Vestido de Seda, ele servia apenas para um grupo seleto de oficiais do governo encarregados de criar um mapa meteorológico nacional.
Para desvendar o significado das palavras, Chan contou com a ajuda de um livro de códigos do Exército Americano de 1877 recuperado e disponibilizado na internet. Na frase “Memphis Target Kernel One Nile Bigot Tide”, por exemplo, a primeira palavra se refere à estação meteorológica da cidade de Memphis. A segunda, Target, descreve a pressão e temperatura.
Uma única palavra descreve ambas as características ao ser quebrada em duas partes — as que começam com vogais, por exemplo, indicam valores de pressão e temperatura abaixo de 0,1, enquanto as que começam com consoantes indicam um aumento desses valores de acordo com sua posição no alfabeto.
Se a 2ª palavra do código for Dundee, por exemplo, “Du” indica um barômetro marcando 0,2 e “de” indica temperatura de 24 ºC. A 3ª palavra, Kernel, indica a hora do dia e umidade, com One e Nile indicando vento e precipitação. Bigot se refere à velocidade do vento e máximo de temperatura prevista, e Tide informa a cheia do rio.
Segundo Wayne Chan, a mensagem foi recebida. O que segue sendo um mistério é porque os códigos estavam no bolso do vestido.