quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioDestaqueRéus no STJ, governadores pedem indicação de novo ministro

Réus no STJ, governadores pedem indicação de novo ministro

Os governadores do Consórcio da Amazônia Legal enviaram uma carta ao presidente Lula da Silva pedindo que ele indique o procurador Sammy Barbosa para o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Barbosa é membro do Ministério Público do Acre (MPA). O consórcio reúne os sete estados da Região Norte, além do Maranhão e do Mato Grosso.

STJ tem duas vagas abertas

Duas vagas estão abertas no Tribunal. Isso porque o STJ está, neste momento, sujeito às aposentadorias das ministras Laurita Vaz e Assusete Magalhães.

Outro motivo da pressão é que uma dessas vagas destina-se a servidores do MP. Assim, haveria sentido na reivindicação junto ao presidente.

No grupo de governadores, há dois políticos que são réus no próprio STJ. Um deles é Gladson Cameli (PP), do Acre. Em maio deste ano, a Justiça o culpou pelo desvio de R$ 16 milhões em recursos públicos.

O outro governador com problemas é Wilson Lima (União Brasil), do Amazonas. Ele responde a processo desde 2021 por irregularidades na compra de ventiladores pulmonares durante a pandemia da Covid-19. 

Eleição em Manaus mostra falta de prestígio

A eleição para a Prefeitura de Manaus mostra a força da direita na capital do Amazonas e, principalmente, o enfraquecimento do grupo político de Wilson Lima. 

Ambos os candidatos – o atual prefeito David Almeida (Avante) e o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) – já disseram rejeitar o apoio de Lima na disputa municipal. 

Nesta terça-feira, 22, a Corte Especial iniciou o debate para saber se aceitaria uma nova denúncia contra Lima. O ministro João Otávio Noronha, contudo, pediu vista do processo.

Na carta endereçada a Lula, os governadores argumentam que a indicação de Sammy Barbosa seria importante para a representatividade da região. Atualmente, só um ministro é do Norte, Mauro Campbell, justamente o padrinho político de Sammy.

Veja também:

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui