Uma famosa rede de restaurantes veganos da Califórnia, nos EUA, anunciou o encerramento das atividades. A companhia vinha passando por anos de dificuldades financeiras, mas os últimos pregos no caixão vieram de veganos irritados, que iniciaram uma série de críticas à empresa quando ela colocou carne no cardápio.
O Sage Regenerative Kitchen & Brewery fecha neste domingo, 5, depois de 14 anos de operação. A dona, Mollie Engelhart, disse ao portal norte-americano Eater que essa era uma “vitória triste” para os veganos, que saíram em massa para protestar contra a decisão do restaurante de começar a servir hambúrgueres de bisão, queijo e outros pratos não-veganos, na tentativa de atrair novos clientes.
Embora o restaurante, com filiais em Echo Park e Pasadena, fosse um dos restaurantes veganos mais populares da Califórnia, problemas com aluguel e impostos persistiam há algum tempo. No ano passado, então, Mollie e seu marido, Elias Sosa, que também era co-proprietário da rede, venderam a própria casa para investir dinheiro de volta no negócio, na tentativa de revivê-lo.
Em maio passado, o Sage incluiu carne e queijo ao cardápio. Mollie afirma que tudo foi cultivado com métodos agrícolas regenerativos, cujo impacto ambiental seria menor que o da agricultura tradicional. “Eu pensei que talvez pudéssemos juntar essas duas coisas, meus restaurantes e minha paixão pela agricultura regenerativa, e encontrar um novo caminho”, disse Mollie.
No entanto, a mudança não foi suficiente para atrair novos clientes. E irritou os veganos fiéis. Integrantes desse grupo abarrotaram o restaurante com avaliações de uma estrela na Internet.
“Nunca mais vou comer aqui agora que eles servem carne”, disse um avaliador. “Tenho certeza de que vocês perderam muitos de seus clientes veganos quando colocaram carne no cardápio.”
Outra pessoa disse ter levado todos os amigos no Sage para comer, quando era “um lugar seguro e delicioso para veganos”. Ela acusou o restaurante de ter virado as costas para as próprias raízes e para os animais.
Reações ao fechamento do restaurante vegano
Quando o Sage anunciou o fechamento, em publicação no Instagram, muitos veganos responderam com expressões de alegria. O comentário mais popular no post vem da organização de direitos dos animais PETA.
“A primeira e última cozinha regenerativa de Los Angeles”, diz o comentário da instituição. “Servir carne, laticínios e ovos ‘lavados humanamente’ sob o disfarce de ‘agricultura regenerativa’ traiu os animais, o planeta e os clientes gentis que não foram enganados pelas suas escolhas cruéis.”
Também houve comentários de tristeza por causa do fechamento do Sage, mas a maioria expressa ressentimento pela mudança no cardápio. “Que pena que os animais mortos não trouxeram dinheiro suficiente para vocês ficarem abertos”, disse um internauta.