O Ristorante Hotel Cipriani, dentro do Belmond Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, foi eleito o melhor restaurante italiano do mundo fora da Itália. O resultado é do ranking 50 Top Italy 2025, que também elege as melhores casas italianas dentro do país da bota.
O ranking foi divulgado nesta segunda-feira (16) em Milão. O restaurante carioca é o único brasileiro da lista com os 50 melhores restaurantes italianos espalhados pelo mundo.
Comandado pelo chef Nello Cassese, o restaurante conquistou uma estrela Michelin neste ano e angariou o 77º lugar entre os melhores restaurantes da América Latina no Latin America’s 50 Best Restaurants. A casa conta com um menu degustação que varia entre 11 e 14 etapas, o qual combina sabores clássicos da Itália em pratos únicos e autorais.
“Quis trazer uma cozinha italiana mais moderna e leve, sem perder contato com sua essência. Fiquei muito emocionado com o prêmio. É um grande orgulho representar o meu país no Brasil e ainda mais ter uma equipe que entende o significado de tradição culinária italiana”, celebra Nello, que nasceu em Nápoles.
O trabalho do chef foi descrito pela premiação como “elegante em sabor e apresentação”, assim como repleto de “técnica, coração e ingredientes selecionados”. O Ristorante Hotel Cipriani ainda recebeu o prêmio D’Amico Award, que pontua a melhor performance do ano.
Restaurante e menu degustação
Entre os pratos principais servidos no restaurante carioca estão o risotto com manteiga azeda, emulsão de ouriço, ostra defumada, óleo essencial de crustáceos, missô vermelho e ar de alface-do-mar.
Há ainda o “Tonno Mediterraneo”, composto por duas preparações com atum bluefin: uma quente, com purês de morango fermentado e pimentões queimados, picles de melancia e aspargos-do-mar; e outra fria, com peito do peixe curado, sorbet de tomate e espuma de mozzarella de búfala defumada.
A carne bovina dry aged, maturada entre 40 e 50 dias, também ganha destaque, já que é feita na brasa e servida com ciambotta e emulsão de tomate, carne e xarope defumado de uísque.
Entre as sobremesas, aparece uma versão de tiramisù com crocante e granita de café, espuma de mascarpone, kefir e chips de merengue. Para finalizar, o restaurante possui um serviço próprio de gelato, que é batido na hora, servido à mesa e que pode ser alterado de acordo com o que há de mais fresco na cozinha.
Vale destacar que o restaurante ainda possui a “Mesa do chef”, experiência a poucos metros da cozinha com etapas e harmonizações exclusivas.
O ranking
Além do Rio, restaurantes italianos em Paris, Toronto, Xangai e em Nova York, por exemplo, ficaram no top 10 dos melhores endereços mundiais neste ano.
Na vice-liderança aparece o Il Carpaccio, em Paris, na França, que fica dentro do hotel Royal Monceau e é liderado pela dupla Oliver Piras e Alessandra Del Favero.
Fechando pódio está o DaNico, em Toronto, no Canadá, também com uma estrela Michelin. A casa italiana é comandada pelo chef Daniele Corona.
Confira os 10 melhores restaurantes italianos fora da Itália, segundo o 50 Top Italy 2025:
- Ristorante Hotel Cipriani – Rio de Janeiro, Brasil
- Il Carpaccio – Paris, França
- DaNico – Toronto, Canadá
- De Vittorio Shanghai – Xangai, China
- Rezdôra – Nova York, Estados Unidos
- Fiola – Washington D.C., Estados Unidos
- Torno Subito – Singapura
- Hémicycle – Paris, França
- Buona Terra – Singapura
- Don Alfonso – Toronto, Canadá
Confira a lista completa neste link.
Paulistana La Braciera leva prêmio na “cidade da pizza”, na Itália