quarta-feira, dezembro 18, 2024
InícioViagem & GastronomiaRestaurante no Rio é eleito o melhor italiano do mundo fora da Itália

Restaurante no Rio é eleito o melhor italiano do mundo fora da Itália

O Ristorante Hotel Cipriani, dentro do Belmond Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, foi eleito o melhor restaurante italiano do mundo fora da Itália. O resultado é do ranking 50 Top Italy 2025, que também elege as melhores casas italianas dentro do país da bota.

O ranking foi divulgado nesta segunda-feira (16) em Milão. O restaurante carioca é o único brasileiro da lista com os 50 melhores restaurantes italianos espalhados pelo mundo.

Comandado pelo chef Nello Cassese, o restaurante conquistou uma estrela Michelin neste ano e angariou o 77º lugar entre os melhores restaurantes da América Latina no Latin America’s 50 Best Restaurants. A casa conta com um menu degustação que varia entre 11 e 14 etapas, o qual combina sabores clássicos da Itália em pratos únicos e autorais.

“Quis trazer uma cozinha italiana mais moderna e leve, sem perder contato com sua essência. Fiquei muito emocionado com o prêmio. É um grande orgulho representar o meu país no Brasil e ainda mais ter uma equipe que entende o significado de tradição culinária italiana”, celebra Nello, que nasceu em Nápoles.

O trabalho do chef foi descrito pela premiação como “elegante em sabor e apresentação”, assim como repleto de “técnica, coração e ingredientes selecionados”. O Ristorante Hotel Cipriani ainda recebeu o prêmio D’Amico Award, que pontua a melhor performance do ano.

Restaurante e menu degustação


Chef Nello Cassese
Chef Nello Cassese, à frente do Ristorante Hotel Cipriani, no Rio • Divulgação

Entre os pratos principais servidos no restaurante carioca estão o risotto com manteiga azeda, emulsão de ouriço, ostra defumada, óleo essencial de crustáceos, missô vermelho e ar de alface-do-mar.

Há ainda o “Tonno Mediterraneo”, composto por duas preparações com atum bluefin: uma quente, com purês de morango fermentado e pimentões queimados, picles de melancia e aspargos-do-mar; e outra fria, com peito do peixe curado, sorbet de tomate e espuma de mozzarella de búfala defumada.

A carne bovina dry aged, maturada entre 40 e 50 dias, também ganha destaque, já que é feita na brasa e servida com ciambotta e emulsão de tomate, carne e xarope defumado de uísque.

Entre as sobremesas, aparece uma versão de tiramisù com crocante e granita de café, espuma de mascarpone, kefir e chips de merengue. Para finalizar, o restaurante possui um serviço próprio de gelato, que é batido na hora, servido à mesa e que pode ser alterado de acordo com o que há de mais fresco na cozinha.

Vale destacar que o restaurante ainda possui a “Mesa do chef”, experiência a poucos metros da cozinha com etapas e harmonizações exclusivas.

O ranking

Além do Rio, restaurantes italianos em Paris, Toronto, Xangai e em Nova York, por exemplo, ficaram no top 10 dos melhores endereços mundiais neste ano.

Na vice-liderança aparece o Il Carpaccio, em Paris, na França, que fica dentro do hotel Royal Monceau e é liderado pela dupla Oliver Piras e  Alessandra Del Favero.

Fechando pódio está o DaNico, em Toronto, no Canadá, também com uma estrela Michelin. A casa italiana é comandada pelo chef Daniele Corona.

Confira os 10 melhores restaurantes italianos fora da Itália, segundo o 50 Top Italy 2025:

  1. Ristorante Hotel Cipriani – Rio de Janeiro, Brasil
  2. Il Carpaccio – Paris, França
  3. DaNico – Toronto, Canadá
  4. De Vittorio Shanghai – Xangai, China
  5. Rezdôra – Nova York, Estados Unidos
  6. Fiola – Washington D.C., Estados Unidos
  7. Torno Subito – Singapura
  8.  Hémicycle – Paris, França
  9. Buona Terra – Singapura
  10. Don Alfonso – Toronto, Canadá

Confira a lista completa neste link.

Paulistana La Braciera leva prêmio na “cidade da pizza”, na Itália

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui