Nesta sexta-feira, 25, o Ministério da Defesa da República Tcheca assinou um contrato para a aquisição de duas aeronaves Embraer C-390 Millennium. As aeronaves seguem o padrão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e visam a modernizar a Força Aérea Tcheca.
As novas aeronaves permitirão à Força Aérea realizar diversas missões. Entre elas estão o transporte de tropas, a evacuação médica, o combate a incêndios e o reabastecimento aéreo.
O contrato também beneficiará a indústria aeronáutica local, de maneira a aumentar sua participação no programa de produção. Isso fortalece não apenas a Força Aérea, mas também a economia local.
Brasil e Republica Tcheca celebram acordo sobre aeronaves da Embraer
A ministra da Defesa, Jana Černochová, destacou a importância das aeronaves. “O passado e o presente nos mostram claramente que as forças militares precisam ser capazes de transportar pessoas e cargas pesadas por grandes distâncias”, disse.
Segundo Bosco Da Costa Junior, CEO da Embraer Defesa & Segurança, o pedido tcheco é uma marca de confiança inestimável para a Embraer e reforça os laços com a indústria aeroespacial tcheca.
Além das aeronaves, a Embraer fornecerá treinamento e suporte à Força Aérea Tcheca. Isso assegurará a integração eficaz das aeronaves na frota existente.
O C-390 destaca-se por sua carga útil de 26 toneladas, velocidade de 470 nós e aviônicos avançados. Possui motores potentes e compartimento de carga com rampa traseira.
A frota C-390 acumula mais de 15 mil horas de voo, com 93% de disponibilidade operacional. Além da República Tcheca, Holanda, Hungria, Portugal, Áustria, Brasil e Coreia do Sul também escolheram o modelo.