A renúncia de Geraldo Luciano da presidência do Conselho de Administração da SAF do Fortaleza pegou de surpresa o ex-presidente Marcelo Paz, que será o CEO da SAF, e outros membros da diretoria do Leão. Luciano anunciou na noite de quinta-feira (28) sua decisão.
O movimento surpreendeu por dois motivos, principalmente: primeiro que a SAF ainda está em processo final de implementação, e o Conselho de Administração é fundamental nisso. Segundo porque Geraldo Luciano foi o principal arquiteto do modelo de Sociedade Anônima de Futebol que será adotado pelo Fortaleza.
Em um vídeo postado em suas contas nas redes sociais, Marcelo Paz admitiu a surpresa e disse que aguardaria até uma possível reconsideração. Internamente no clube, apurou a Itatiaia, o entendimento é que a decisão foi motivada por um desejo de Luciano de entrar para a política e participar da eleição municipal em 2024.
“Foi uma surpresa, não esperávamos. É bem verdade que em outros momentos ele já havia sinalizado a possibilidade de deixar esse trabalho. Por questões pessoais que não me cabem avaliar. Até quarta-feira ele estava na reunião do Conselho Deliberativo que aprovou o orçamento, que ele fez parte junto com a gente. Nos falávamos diariamente. Por isso a surpresa no pedido. Eu falava com ele todos os dias. Estou respeitando esse momento dele e vamos aguardar para ver se há uma reconsideração”, disse Paz.
Geraldo Luciano renunciou ao cargo de 1º vice-presidente do Fortaleza para assumir o comando do Conselho de Administração da SAF, aprovada pelos associados em setembro. Uma das funções do conselho é apontar o CEO, quem de fato comandará o futebol do Leão por meio da SAF, cargo que será de Marcelo Paz, que renunciou à presidência do clube junto com Luciano. O 2º vice, Alex Santiago, foi quem assumiu a diretoria executiva do clube.
Em nota, Geraldo Luciano não explicou os motivos de sua renúncia e disse que espera agora ser apenas um torcedor. Confira o texto na íntegra:
“Aos amigos tricolores
O Fortaleza Esporte Clube sempre fez parte da minha vida. Desde os anos 90 que colaboro direta ou indiretamente com nosso amado tricolor.
Participei ativamente deste período da história recente desde o momento em que o amigo Luiz Eduardo Girão aceitou o desafio de assumir os destinos do clube e conseguiu tirar o Fortaleza da série C. Veio com Marcelo Paz, a grata revelação como gestor competente e com resultados extraordinários. Também participei ativamente de outro bom momento do clube no início do século, onde ao lado de Raimundo Delfino e Ribamar Bezerra formávamos o conselho gestor. Mas os amigos também tem que estar presente nas horas difíceis e nos 8 anos de série C nunca deixei de dar o meu apoio. Os diretores da época são testemunhas disso.
Nestes últimos anos participei formalmente da gestão ao lado de Paz e Alex, duas pessoas que temos sempre que apoiar pelo idealismo e amor dedicado ao nosso clube. Desde o começo do ano já vinha conversando com o Marcelo que pretendia me afastar, mas o processo de criação da SAF fez com que eu postergasse essa decisão. Agora chegou a hora de voltar a ser somente torcedor. Tenho a consciência tranquila que fiz muito por nosso clube, que fiz o que pude, e agora façam melhor os que puderem.
Meu muito obrigado a todos e que continuemos crescendo para alegrar centenas de milhares de pessoas que amam o Fortaleza Esporte Clube. Aproveito para desejar a todos um ano novo maravilhoso e agora como torcedor posso falar, que venha o HEXA em 2024.”