O técnico do Grêmio, Renato Gaúcho, recebeu uma punição de quatro jogos de suspensão, pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), por ter abandonado o duelo contra o Bahia antes do fim do jogo e por ter mandado o banco de reservas também deixar a partida, em disputa válida pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro.
A ação do treinador teria se originado após Diego Costa ter sido expulso por reclamação. O atacante foi punido com dois jogos de suspensão. Como o atleta já cumpriu a partida automática de afastamento, ele terá que cumprir apenas mais um jogo de pena.
O atacante Nathan Fernandes, que foi expulso do confronto por reclamação, teve anotado na súmula um gesto de roubo. Após o julgamento, a suspensão dele foi mantida em uma única partida, que já foi cumprida, e o jogador está disponível para o próximo compromisso.
Os três integrantes do Grêmio foram enquadrados no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), por assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva. Eles poderiam ter sofrido a pena máxima de seis jogos de suspensão.
O Bahia também não passou impune pelo acontecimento. Como a torcida do Esquadrão entoou cânticos homofóbicos contra a equipe do Grêmio, o time baiano sofreu uma multa de R$ 20 mil, além de proibir os torcedores identificados de irem ao estádio pelo período de 720 dias.