O Palmeiras confirmou presença na quinta final consecutiva de Campeonato Paulista. A vaga foi conquistada nessa quinta-feira (28), após vitória por 1 a 0 diante do Novorizontino, pela semifinal, no Allianz Parque.
Para além da marca impressionante de cinco finais consecutivas, o Palmeiras terá em jogo a possibilidade de conquistar o Estadual pela terceira vez seguida. O único a conseguir tal feito no século foi o Corinthians, entre 2017 e 2019.
A primeira final da sequência ocorreu em 2020, em meio à pandemia, justamente contra o rival Corinthians. Após empate em 0 a 0 na ida e 1 a 1 na volta, o título foi decidido nas penalidades, com Patrick de Paula marcando o gol do título alviverde.
As outras quatro finais consecutivas já se deram na “Era Abel Ferreira”. A primeira com o treinador português foi contra o São Paulo, com título do Tricolor Paulista, após empate sem gols no Allianz Parque e vitória por 2 a 0 no Morumbi.
A sequência de títulos se dá desde 2022, quando contra esse mesmo São Paulo, o Palmeiras goleou por 4 a 0 e superou a derrota no jogo de ida, por 3 a 1. Em 2023, a situação foi mais tranquila: apesar da derrota por 2 a 1 para o Água Santa na ida, vitória por 4 a 0 no Allianz Parque na volta.
O estádio do Palmeiras receberá a grande final do Paulistão, em 7 de abril. Antes, disso, a equipe alviverde encara o Santos na Vila Belmiro neste domingo (31).