sábado, novembro 16, 2024
InícioGeralRelatórios positivos do Piauí Sustentável e Inclusivo marcam encerramento da Missão do...

Relatórios positivos do Piauí Sustentável e Inclusivo marcam encerramento da Missão do BID e Fida

Teresina recebeu especialistas para a missão de supervisão do Projeto Piauí Sustentável e Inclusivo (PSI) durante toda esta semana. Realizado pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), em colaboração com as secretarias da Agricultura Familiar (SAF), do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) e o Instituto de Terras do Piauí (Interpi), o evento contou com a participação de representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

Segundo o secretário do Planejamento, Washington Bonfim, os investimentos na agricultura familiar são uma das prioridades do governador Rafael Fonteles. “Os desafios enfrentados pela agricultura familiar são imensos, mas, com o apoio do Fida e do BID, estamos estabelecendo um novo paradigma de desenvolvimento no Piauí. Com o PSI, estamos moldando um futuro onde a agricultura familiar pode prosperar e onde as comunidades têm acesso a recursos e oportunidades”, afirmou o gestor.

WhatsApp Image 2024-10-18 at 12.19.15.jpeg

A iniciativa do Governo do Piauí, com o apoio do BID e do Fida, já beneficiou cerca de 60 mil famílias, residentes nos 7 Territórios de Desenvolvimento e 138 municípios abrangidos pelo Programa.

O superintendente de Cooperação Técnico Financeira da Seplan, Eduardo Speeden, elogiou os resultados obtidos nos cinco dias de reuniões. “Esta missão evidenciou que o PSI está avançando de forma eficaz. O Interpi superou as metas de regularização fundiária, o que reflete a colaboração e o compromisso de todos os envolvidos em melhorar a realidade rural do Piauí”, disse em sua fala.

Hardi Vieira, representante do Fida no Brasil, comentou sobre os avanços. “Após a oficina de arranque em março de 2024, essa primeira missão de supervisão demonstrou progressos significativos. Esperamos que na próxima supervisão possamos observar as ações no campo, reforçando o PSI como o primeiro projeto da aliança Fida-BID no país”, explicou.

WhatsApp Image 2024-10-18 at 12.22.40.jpeg

O PSI visa oferecer suporte às famílias em situação de vulnerabilidade, promovendo a inclusão produtiva por meio de iniciativas em regularização fundiária, acesso à água e tecnologias sociais, como cisternas e biodigestores.

Com um investimento que, com a contrapartida do governo estadual, chegará a R$ 737 milhões, o foco principal do PSI é o fortalecimento da agricultura familiar. O investimento será em três vertentes: Segurança hídrica e saneamento rural, adaptação às mudanças climáticas e desenvolvimento de estudos e disseminação de conhecimentos importantes para o setor.

O programa também se compromete a recuperar a vegetação da caatinga e facilitar o acesso rural. Um foco importante será a participação de mulheres, jovens e comunidades tradicionais, especialmente as quilombolas, garantindo que suas necessidades sejam incorporadas nas estratégias de desenvolvimento.

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui